Folha de Guanhães

Folha de Guanhães

Sexta, 11 Julho 2025 18:54

CHURRASCO DO RAMON

 

O tradicionalíssimo Churrasco do Ramon em São João Evangelista está em sua 18ª Edição e já tem suas primeiras atrações confirmadas: a Banda do Marcão, sucesso em todo o estado vem aí e vai tocar no palco principal, onde também vai tocar a banda Se Liga no Samba com aquele pagode que todo mundo ama!

O evento é um dos mais tradicionais da região, reúne anualmente um grande público. Lembrando que é uma festa open bar e open food, com vários ambientes e estilos musicais super ecléticos.

O Churrasco do Ramon conta com o apoio da Rádio Folha FM e vai acontecer no dia 06 de setembro, no Espaço Dona Conceição, em São João Evangelista. Garanta já o seu ingresso! Mais informações acesse: @churrasco.doramon – no Instagram.

 

O Campus São João Evangelista publicou, nesta semana, o edital que regulamenta o Processo Seletivo para Vagas Remanescentes dos Cursos Superiores, com ingresso no segundo semestre letivo de 2025. O processo seletivo tem como objetivo preencher vagas ociosas e remanescentes dos cursos superiores do campus, com início das aulas previsto para 11 de setembro de 2025.

Estão disponíveis vagas para os cursos: Bacharelado em Administração, Bacharelado em Agronomia, Bacharelado em Engenharia Florestal, Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia.

Todas as informações referentes ao processo seletivo, como cronograma, orientações para a prova e divulgação dos resultados, serão publicadas exclusivamente na página do Processo Seletivo.

A seleção dos candidatos será realizada com base em dois critérios:

1 - Classificatório: média aritmética simples das notas obtidas em Língua Portuguesa e Matemática durante o Ensino Médio;

2 - Eliminatório: prova de redação presencial.

A prova presencial de redação será realizada às 13h do dia 3 de agosto de 2025. Mais informações acesse o edital por meio do link que estará disponível na fanpage da Folha. (https://sei.ifmg.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=2647411&id_orgao_publicacao=0)

(Por IFMG/SJE/Edição Folha)

 

O E-book "Assim Se Conta em Guanhães" já está disponível para leitura e download gratuitos, oferecendo uma nova forma de acessar as histórias e memórias culturais de Guanhães. Antes, a obra estava disponível apenas em versão impressa e como audiobook no YouTube, e agora, com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a versão digital amplia ainda mais o alcance e a acessibilidade da obra.

O Projeto Contos Locais ocorreu em Guanhães em 2019, com a entrega gratuita de 1000 exemplares impressos à Secretaria Municipal de Educação. Durante o projeto, alunos e professores das escolas municipais participaram de oficinas de contação de histórias e pesquisa, coletando relatos de moradores locais. Esses relatos foram, então, transformados em contos pelo escritor Cristiano Augusto Lopes, resultando em uma obra que resgata a rica cultura e as tradições de cidades interioranas do Brasil.

Agora, com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc, o E-book "Assim Se Conta em Guanhães" está disponível para download gratuito, permitindo que qualquer pessoa tenha acesso às histórias que celebram as raízes culturais de Guanhães e outras cidades interioranas. O E-book pode ser baixado no seguinte link:

https://ebookscontoslocais.wordpress.com/contos-locais-gratuitos/.

Sobre o Projeto Contos Locais

O Contos Locais tem como objetivo preservar e valorizar as histórias e tradições de diversas cidades interioranas. Por meio de oficinas de pesquisa e contação de histórias, o projeto gerou uma obra literária que fortalece a identidade cultural dessas localidades, ao mesmo tempo em que envolve os jovens na preservação da memória regional.

Viabilizado em 2019 com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto contou com o patrocínio da CENIBRA, permitindo a realização e o impacto cultural e educacional nas cidades envolvidas.

Cristiano Augusto Lopes, responsável por transformar os relatos coletados em contos, afirma: "Essas histórias são um reflexo da cultura vibrante do interior do Brasil. Ao transformá-las em contos, conseguimos preservar a memória local e oferecer uma forma para as novas gerações se conectarem com suas tradições."

Com a versão digital agora disponível, o Projeto Contos Locais expande seu alcance e continua a incentivar a leitura e a valorização da cultura das cidades interioranas.

Acesse e baixe gratuitamente o E-book "Assim Se Conta em Guanhães" através do link:

https://ebookscontoslocais.wordpress.com/contos-locais-gratuitos/ e explore as histórias e tradições dessas cidades brasileiras.

 
 
Uma nova vacina brasileira contra o zika vírus se mostrou segura e eficaz em testes com camundongos e pode ser uma aliada importante na prevenção da doença.
 
Os resultados do estudo com o imunizante desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da USP foram publicados na revista científica "NPJ Vaccines".
 
Além de demonstrar a eficácia da vacina nos animais, o imunizante também protegeu os roedores de danos cerebrais e testiculares associados à infecção pelo vírus.
 
A pesquisa, que contou com financiamento da Fapesp, realizou testes em camundongos geneticamente modificados e mais suscetíveis ao vírus, induzindo a produção de anticorpos nos animais. Também foram investigados os efeitos da infecção em diversos órgãos dos roedores, como cérebro, rins, fígados, ovários e testículos.
 
Tecnologia da vacina
A vacina desenvolvida pelos pesquisadores da USP usa uma tecnologia conhecida como partículas semelhantes ao vírus (VLP, na sigla em inglês). Ou seja, diferentemente dos imunizantes mais tradicionais, o material genético do vírus não é utilizado na produção.
 
De acordo com o pesquisador, o desenvolvimento de vacinas contra a zika é desafiador porque o vírus se parece com quatro sorotipos da dengue e cocircula no mesmo ambiente de transmissão. A semelhança faz com que os anticorpos possam confundir uma doença com a outra.
 
Zika vírus no Brasil
O zika vírus foi identificado no Brasil pela primeira vez em 2015. Pertencente à mesma família dos vírus da dengue e da febre amarela, o zika é endêmico de alguns países da África e do sudeste da Ásia.
 
Assim como os vírus da dengue e do chikungunya, a doença também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
 
A prevenção, portanto, segue as mesmas regras aplicadas a essas doenças. Evitar a água parada, que os mosquitos usam para se reproduzir, é a principal medida. Os principais sintomas são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. A evolução é benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias.

 

 



Dois tratamentos hormonais para endometriose estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda em 2025. O dispositivo intrauterino liberador de levonorgestrel (DIU-LNG) e o desogestrel impedem o crescimento do endométrio fora do útero.

As portarias que determinam o oferecimento dos medicamentos foram publicadas em 29 e 30 de maio, autorizando a indicação e distribuição de DIU-LNG e o desogestrel respectivamente. A partir dessas datas, o SUS tem até 180 dias para viabilizar gratuitamente os tratamentos.

Entenda a endometriose e seus sintomas
A endometriose é uma doença inflamatória crônica que acontece quando tecido semelhante ao endométrio — a camada que reveste o útero por dentro — cresce fora do útero, onde não deveria estar.

Esse tecido pode se implantar nos ovários, trompas, bexiga, intestino, diafragma e até em locais mais distantes, como os pulmões. Mesmo fora do útero, esse tecido reage ao ciclo menstrual: engrossa, sangra e inflama, mas não tem por onde sair, o que causa dor, inflamação e, em alguns casos, infertilidade.

Os sintomas incluem cólicas menstruais severas, dores abdominais fora do período menstrual, dores nas relações sexuais e sintomas intestinais e urinários. Também pode afetar a fertilidade da mulher.

Como funcionam as novas tecnologias:
• DIU-LNG: o dispositivo intrauterino liberador de levonorgestrel suprime o crescimento do tecido endometrial fora do útero. É indicado para mulheres com contraindicação ao uso de contraceptivos orais combinados (COCs). Como sua troca é necessária apenas a cada cinco anos, favorece a adesão ao tratamento e pode melhorar a qualidade de vida das pacientes.

• Desogestrel: é um anticoncepcional hormonal que atua principalmente inibindo a ovulação. Ao bloquear a atividade hormonal, ajuda a impedir o crescimento do endométrio fora do útero. Pode ser prescrito já na fase de avaliação clínica, antes mesmo da confirmação diagnóstica por exames de imagem.

Apesar de contraceptivos, o SUS só está autorizado a prescrever os medicamentos para casos de endometriose. Não há qualquer indicação de prescrição como métodos de prevenção à gestação.

Para contracepão, os medicamentos oferecidos gratuitamente pelo sistema de saúde são o dispositivo intrauterino (DIU) de cobre, anticoncepcionais injetáveis, minipílula, pílula combinada, diafragma, pílula de emergência e preservativos masculinos e femininos.

A endometriose atinge entre 5% e 15% das mulheres em idade reprodutiva, segundo o Ministério da Saúde. No mundo, o número fica em torno dos 10%, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), totalizando mais de 190 milhões de pessoas.

As causas da doença ainda não são totalmente conhecidas. As hipóteses apontadas por médicos envolvem fatores genéticos, hormonais, imunológicos e a chamada menstruação retrógrada — quando o sangue menstrual reflui pelas tubas uterinas em direção à cavidade abdominal.
(Por G1/Edição Folha)

 

A conta de luz tende a ficar mais alta durante o inverno, devido ao aumento do uso de equipamentos como aquecedores e chuveiros elétricos, que consomem mais energia. Além disso, é nesta estação que a tarifa fica mais cara já que é um período de escassez hídrica e alto custo de produção de energia, devido à falta de chuva comum nesta época do ano. A bandeira tarifária atual é a vermelha, uma das mais altas.

No entanto, adotar hábitos simples podem fazer toda a diferença na hora de pagar conta. Confira algumas dicas da própria CEMIG:

1 –Banhos muito quentes e demorados!

O chuveiro, nesta época do ano, pode influenciar no aumento da conta. Com a queda das temperaturas, o equipamento é utilizado na potência máxima e, em muitos casos, por mais tempo. Importante destacar que, com a temperatura acima da média nesta estação, manter a chave do chuveiro na posição ‘Verão’ ou ‘Morno’ pode representar uma economia de até 30% no consumo. Reduzir o tempo de utilização do equipamento é também recomendável.

2 – Geladeiras e refrigeradores

A geladeira é outro eletrodoméstico que consome bastante energia em uma residência, principalmente devido ao ‘abre e fecha’. Em bom estado, uma geladeira funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês. Por isso, é muito importante lembrar que alimentos ainda quentes não devem ser armazenados no eletrodoméstico, pois isso sobrecarrega o aparelho e consequentemente aumenta o consumo de energia.

Em relação à regulagem do termostato, devido às baixas temperaturas nesta época, seu ajuste pode ficar nas posições mais baixas (a depender do “abre e fecha” da porta).

3   – Atenção na hora de lavar roupas!

Outra dica valiosa é, ao se utilizar a máquina de lavar roupas, deve-se optar por utilizar esses equipamentos com a maior quantidade de peças possíveis, diminuindo assim a quantidade de vezes de utilização do eletrodoméstico. Assim, será possível reduzir o consumo de energia desses aparelhos.

4   – Equipamentos em modo de espera

Outra atenção que os clientes precisam ter é com os equipamentos no modo de espera. Nesta condição, os aparelhos consomem menos do que em uso normal, mas continuam a gastar energia, mesmo sem serem utilizados. A eletricidade consumida pelos aparelhos eletrônicos em modo de espera pode representar até 15% de seu consumo em utilização normal. Para economizar, é necessário que o consumidor retire o equipamento da tomada.

5   – Economia de energia começa ao adquirir o equipamento

Ao comprar aparelhos eletrodomésticos, o cliente deve buscar aqueles mais eficientes – com a etiqueta do Procel de categoria A. O consumo de energia depende, basicamente, de duas variáveis: potência em watts (W) dos equipamentos e do tempo de utilização (em horas). Se o equipamento é mais barato no momento da aquisição, mas é menos eficiente, essa diferença será sentida na conta de luz enquanto ele for utilizado.

Além disso, substituir as lâmpadas de casa por lâmpadas LED pode representar, mensalmente, uma economia de até 75% no consumo com iluminação. (Por Folha com informações CEMIG)



A Associação Ato de Amor, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Guanhães e da família de Leonardo Ferreira Dias vão realizar uma caravana de doação de sangue em prol do guanhanense, mais conhecido por todos como Léo.

Ele foi diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda e o tratamento inclui quimioterapia, transfusões de sangue e o transplante de medula óssea para sua cura total.

A Caravana vai sair no dia 18/07 (Sexta-feira), da Rodoviária de Guanhães às 23h50. A doação será no dia 19/07 (Sábado) na Vita Hemoterapia em Belo Horizonte, a partir das 08h00.

Interessados em participar podem obter mais informações pelo (33) 98804-
9294. (Por Folha com informações Associação Ato de Amor)

 

Os resultados do Programa Universidade Para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2025 foram divulgados nesta segunda-feira (7) e podem ser conferidos no site acessounico.mec.gov.br/prouni.

Nesta edição, estão serão oferecidas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais (sem custo) e mais de 93 mil parciais (metade da mensalidade). As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Se não houver formação de turma, o aluno perderá a vaga. Nesse caso, poderá tentar participar da segunda chamada e da lista de espera (caso manifeste interesse).

Confira o cronograma do Prouni 2025 do 2º semestre:

- Resultado da primeira chamada: hoje (7 de julho)

-Comprovação de informações da 1ª chamada: 7 a 18 de julho

-Resultado da segunda chamada: 28 de julho

-Comprovação de informações da 2ª chamada: 28 de julho a 11 de agosto

-Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 agosto

-Resultado da lista de espera: 22 de agosto

-Total de vagas e distribuição por UF

(Fonte: G1/Edição Folha)

 

O governador Romeu Zema realizou, na última quinta-feira (3/7), a entrega da alça viária do bairro Machadinho, no município do Serro. O trecho de 1,3 quilômetro está localizado entre o Anel do Serro (MGC-259) e o entroncamento da rodovia MG-010. A alça vai desviar o trânsito de dentro da área urbana da cidade.

O empreendimento é resultado do convênio assinado entre o Governo de Minas e a empresa Anglo American, com investimentos de cerca de R$ 47,5 milhões, e as obras foram conduzidas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

Além da implantação e pavimentação da alça viária, a parceria permitiu a recuperação de 8 quilômetros do Anel do Serro e a recuperação do pavimento de 13,6 quilômetros da MG-010, do pórtico de boas-vindas de Serro em direção à cidade de Conceição do Mato Dentro.

Durante as obras, a equipe de Meio Ambiente do DER-MG desenvolveu um programa de resgate de flora e de coleta de sementes nas proximidades da estrada, para garantir que a construção ocorresse de forma sustentável, minimizando impactos e promovendo a restauração ecológica.

Foram coletadas 719 gramas de sementes de 719 de frutos da espécie Zeyheria tuberculosa (ipê-felpudo) e 330 sementes de duas matrizes. Todas as sementes coletadas foram encaminhadas para o viveiro da Anglo American, utilizadas para a produção de mudas pela empresa.

(Agência Minas/Edição Folha)

 

Nos dias 2, 3 e 4 de julho, aconteceu a VII Semana Direito & Literatura, promovida pelo curso de Direito da UEMG – Unidade Acadêmica de Guanhães.

O evento convidou juristas, estudantes e toda a comunidade para falar sobre temas jurídicos a partir de obras clássicas e atemporais da literatura brasileira e estrangeira.

Nesta edição, os livros escolhidos para embasar as discussões foram:

* Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus;

* O Cortiço, de Aluísio Azevedo;

* Realidades Adaptadas, de Philip K. Dick;

* Dom Casmurro, de Machado de Assis

A abertura do evento contou com a participação da escritora Márcia Rocha (autora do livro Negressência), o professor e coordenador Vinícius Faggion, da professora Gabriella de Morais, que atuou como mediadora do debate, da vice-diretora Maraluce Custódio, da comunicadora Filó Generoso e da estudante do 4º período Kariny Amorim.

As atividades aconteceram no Salão de Eventos da Loja Maçônica Sol Nascente e aqueles que participaram dos três dias do evento receberam certificado de presença.

Pagina 1 de 875

Folha Tempo

Obtendo...
Obtendo cidade 00º C
Obtendo tempo...
Nascer do Sol: 00:00 - Pôr do Sol: 00:00
Velocidade do vento: -- km/h

Nosso Facebook

Contato

Endereço

Folha de Guanhães Online
Praça Néria Coelho Guimarães, 40
Guanhães, CEP.: 39740-000
Minas Gerais - Brasil
 

Telefones de Contato

 

E-mail de Contato