Dentre eles se encontra o Circuito dos Diamantes
Minas Gerais acaba de ganhar mais um circuito turístico: Montanhas Cafeeiras, no Sul do Estado. Ele ganhou sua primeira certificação nesta segunda e também foram renovados os certificados de outros 46 circuitos do Estado.
Segundo a Secretaria de Estado de Turismo, a certificação é o momento em que um circuito é reconhecido oficialmente como Instância de Governança Regional do Turismo e está apto a participar da política de regionalização do setor em Minas.
O processo permite que vários segmentos dos setores público e privado se associem para atuar na cadeia produtiva em favor do desenvolvimento turístico de determinada área.
Programa pioneiro no turismo brasileiro, os circuitos turísticos são formados por municípios de uma região que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, através da integração contínua, consolidando uma identidade regional.
Quantos são. Minas Gerais possui agora 47 Circuitos Turísticos certificados, que envolvem todas as regiões do Estado e aproximadamente 480 municípios regionalizados e, entre eles o Circuito dos Dimantes.
“A criação de mais um circuito turístico integrados demonstra que Minas está alinhada com a política de regionalização e de gestão compartilhada dos destinos adotada pelo Ministério do Turismo”.
Os circuitos contemplam os principais atrativos e roteiros da história de Minas Gerais. Caminhos dos Diamantes, do Sul de Minas, Grutas e Mar de Minas, Guimarães Rosa, dos Lagos, do Ouro e a capital Belo Horizonte estão entre os roteiros que renovaram o certificado na solenidade de ontem.
O fortalecimento da política de regionalização do turismo é uma das prioridades do governo federal, segundo apontou o secretário de Estado do Turismo, Geraldo Pimenta.
Por O Tempo
Foto: O Tempo
Deixe um comentário