No último fim de semana o Facebook anunciou oficialmente o que todas as empresas já esperavam: o fim do alcance orgânico nas postagens dentro das fanpages. Ou seja, alcançar os fãs será possível apenas através do impulsionamento do conteúdo. A era do Facebook gratuito está oficialmente extinta.
O Mercado E-commerce fez alguns testes nesta segunda (2) e descobriu que por aqui o alcance orgânico ainda está funcionando. Baixo, porém, funcionando. Em um post publicado às 15:52 com uma base de 33 mil fãs, tivemos até às 17h20, o alcance de 129 fãs. Cerca de 0,39% da base total.
Ainda um número muito baixo devido ao pouco tempo de avaliação do teste. Mas, prova que ainda funciona. Não se sabe até quando.Vale lembrar que se tratando de Facebook, não devemos nos animar muito, já que sofremos quase todas as atualizações da matriz americana.
Resumindo, não vai demorar muito para que nossas Fanpages sejam completamente abandonadas pelo Facebook. E para as marcas que ficaram anos investindo em públicos segmentados e aumento contínuo do engajamento, só resta uma saída: investir no impulsionamento do conteúdo.
Não sei se isso é injusto ou não, lembrando que até agora, éramos inquilinos sem aluguel. Além disso, fomos advertidos ao longo dos últimos dois anos, onde o alcance caiu progressivamente de 15% para 8%, de 8% para 3%, de 3% para 1% e agora de 1% para nada. Como dizia a vovó: nunca construa sua casa em terreno alheio.
Por outro lado, a escassez de fãs, motivará as empresas a investirem no impulsionamento de conteúdo para públicos cada vez mais segmentados. O que é um ponto positivo para as empresas.
Aumento no CPC? Ainda é cedo para falar sobre isso. Vamos observar o que irá acontecer nos Estados Unidos nos próximos dias. Na marra, o Facebook levará as empresas a repensarem a qualidade de seus conteúdos e impulsionar só o que é realmente interessante para seus fãs e suas estratégias.
Por Site Mercado Ecommerce
Foto: Site
Deixe um comentário