As aulas na rede estadual e municipal de ensino em Guanhães começaram nesta nessa segunda (06). Segundo números obtidos pela reportagem da Folha em cada escola estadual e municipal da zona urbana, ao todo 5.186 alunos iniciam o ano letivo: 3.433 nas escolas estaduais Altivo Coelho, Fazenda São Sebastião, Odilon Berhens, Padre Café e Senador Francisco Nunes Coelho e 1.753 nas escolas municipais Dr. Inocente Soares Leão, Gustavo Coelho, Pingo de Luz e Pio Nunes Coelho.
De acordo com informações da recepcionista da Secretária Municipal de Educação em Guanhães, Danielle, o transporte escolar esta sendo feito normalmente em todas as áreas, porém, devido às chuvas que caíram no município nos últimos dias, o transporte na Barreira e em Taquaral não foi feito devido às estradas estarem intransitáveis.
A reportagem da Folha entrou em contato com o Chefe do Departamento de Transporte da Secretária Municipal de Educação, Claúdio, que se recusou a passar qualquer tipo de informação “eu não posso e não vou passar para você nenhum tipo de informação por telefone, nem sei quem você é, nem o que vai fazer com isso, a impressa no Brasil não trabalha assim e nenhum tipo de Secretária trabalha assim, se quiser qualquer dado me procure aqui na secretária às 14h30min” afirmou para a reportagem.
Orientações sobre atividades 2017 escolas estaduais
A Secretaria de Estado de Educação, por meio da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, encaminhou às 3.654 direções escolares estaduais, no dia 27 de janeiro, informações e propostas de atividades a serem desenvolvidas no início do ano escolar.
O documento reitera as principais ações e programas desenvolvidos pela secretaria, como a Educação Integral e Integrada, o Escola Aberta, a Educação de Jovens e Adultos, os Territórios de Iniciação Científica, dentre outros, e apresenta uma proposta de trabalho em dois períodos, chamados de Tempo de Planejamento (1 a 3 de fevereiro) e de Tempo de Acolhimento (6 a 10 de fevereiro).
Além disso, traz informações sobre a nova concepção do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação (Simave) e a proposta dos itinerários avaliativos. Esses itinerários reúnem procedimentos para a construção de uma avaliação interna da escola e a definição de um plano de ação e seu monitoramento para melhorar e consolidar o processo de aprendizagem dos estudantes.
“Com a realização desses itinerários, a escola torna-se mais reflexiva e mais preparada para enfrentar as questões que afetam a aprendizagem”, reconhece a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça.
Os itinerários estão disponíveis no site do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) na aba “Curso Itinerários”. Também pode ser acessado diretamente através do link:http://www.itinerariosmg.caedufjf.net/
“É importante lembrar que a proposta dos Itinerários avaliativos será uma prática recorrente na escola a partir de agora, ou seja, todas as escolas desenvolverão as atividades, com a culminância do Plano de Ação. Por isso a necessidade de acessar a plataforma e conhecer todas as particularidades do processo”, sugere a subsecretária.
Por Folha
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