Em celebração da viola e da cultura caipira interiorana, a cidade de Conceição do Mato Dentro, roteiro conhecido de violeiros, inaugura nesta sexta o projeto Viola Intendente. Em formato de festival, o evento trará shows gratuitos com cancioneiros do experiente grupo Viva Viola, abrindo as portas para um importante evento que deverá entrar para o calendário da cidade.
Em palco montado no Largo do Rosário, os músicos Bilora, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas e Wilson Dias vão inaugurar o festival com uma reunião de toadas, modas, guarânias, batuques e calangos, influências que eles deságuam juntos no conjunto Viva Viola.
Ao formar o grupo, em 2008, cada um deles trouxe influências das regiões diferentes onde foram criados na cultura violeira, como Olhos D’ Água, no Norte de Minas, São Julião, no Vale do Mucuri, e Santana dos Montes, na região metropolitana de Belo Horizonte. “Hoje em dia a viola saiu do interior para estar em todo lugar. Em Poxoréu, no Mato Grosso do Sul, há um evento que arrasta 50 mil pessoas. A Folia de Reis em Brasília chegou a 30 mil de público. Por isso é importante voltar aos mestres, às raízes, e impulsionar pequenas cidades onde esses movimentos nasceram, para reconhece-los mais ainda”, diz o violeiro Wilson Dias.
A partir disso, o Viola Intendente pretende levar anualmente cancioneiros do Estado para shows em Conceição do Mato Dentro e, posteriormente, a outras cidades com cultura violeira. Além disso, por meio do Viva Viola, diversos municípios mineiros têm recebido oficinas de música, brinquedos e construção de tambores, como forma de reforçar a raiz da viola.
“É uma maneira de criar aprendizado aos mais jovens, levar a formação para os mais jovens junto aos festivais, para que a formação seja completa”, diz Wilson Dias.
Agenda
O QUE. 1º Viola Intendente
ONDE. Largo do Rosário (rua Coletor Bento Silva, s/nº)
QUANDO. Nesta sexta, às 19h30
QUANTO. Entrada gratuita
Por O Tempo/Edição Folha
Foto: Wilson Dias é destaques do Viola Intendente, que estreia nesta sexta, em Conceição do Mato Dentro
Deixe um comentário