Na noite dessa quarta-feira, 17 de fevereiro, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa recebeu a Coleção José Aparecido de Oliveira, nascido em 1929, em São Sebastião do Rio Preto (MG), distrito de Conceição do Mato Dentro.
O concecionense, que foi o primeiro secretário de Cultura de Minas Gerais no governo de Tancredo Neves e o primeiro ministro da Cultura do país no governo de José Sarney, colecionava mais de 1.200 obras que pertenceram a três grandes políticos brasileiros (o próprio José Aparecido de Oliveira, o ex presidente da República Jânio Quadros e o ex governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto).
A coleção retrata um período importante da história do Brasil. Grande parte dos exemplares traz ainda autógrafos e dedicatórias de personalidades da vida cultural e política do país, como Darcy Ribeiro, Fernando Sabino e Sobral Pinto.
O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, recebeu a doação das mãos de José Fernando Aparecido de Oliveira, filho do homem público e colecionador. A data escolhida para a solenidade, 17 de fevereiro, marca o aniversário de José Aparecido, falecido em 2007.
O local onde a cerimônia aconteceu, também é pleno de significado: foi no Teatro José Aparecido de Oliveira, localizado na Biblioteca Pública e nomeado em homenagem ao político mineiro em 2008.
Por Defato Online/edição Folha Foto: Crédito: Verônica Manevy/ Imprensa MG
Deixe um comentário