Na manhã desta terça (26) a Prefeitura Municipal de Serro divulgou em sua página no Facebook, um projeto que será realizado na cidade, por meio de uma iniciativa estadual, do Ministério Público e do Serviço Voluntário de Assistência Social em parceria com os municípios: Projeto Reciclando Oportunidades Gerando Trabalho e Renda e implantação da coleta seletiva.
“O Catador de Materiais Recicláveis presta um serviço de grande importância à sociedade e ao meio ambiente: transformar em matéria-prima, aquilo que seria descartado como lixo. Mesmo sendo um serviço tão importante, muitos Catadores vivem em situação de pobreza, sofrem preconceito e têm seus direitos desrespeitados”, diz a publicação.
Por esse motivo, de acordo com a postagem, o Projeto Reciclando Oportunidades Gerando Trabalho e Renda por meio do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, vai atuar nos municípios com o objetivo de apoiar a implantação da coleta seletiva e a inclusão dos catadores de materiais recicláveis.
O Projeto consiste na realização de Fóruns compostos pelo poder público, sociedade civil e catadores de materiais recicláveis, com o objetivo de propiciar um espaço permanente de debate, proposição e apoio técnico para a adequada gestão e manejo dos resíduos urbanos. A iniciativa, de acordo com a Prefeitura, também será uma estratégia para contribuir de forma efetiva com a formulação e implementação das políticas de gestão de resíduos e a implantação da coleta seletiva.
No último dia 14 de abril, foi realizado no Serro o planejamento e a mobilização da sociedade civil, com lançamento do Fórum Municipal Lixo e Cidadania. Diversos representantes da sociedade participaram do evento que proporcionou a formação de grupos de trabalho e elaboração de um planejamento estratégico para a implantação da coleta seletiva no município.
Mais informações: (38) 3541-1369 ramal 208
Por Folha
Deixe um comentário