A Prefeitura do Serro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio inaugura nesta sexta-feira, 18 de dezembro, o Museu Virtual das Tradições do Serro e o Sistema de Informações Turísticas do município. A cerimônia vai acontecer às 19h na Chácara do Barão, em Serro.
Trata-se de uma iniciativa inédita de registro de informações sobre o patrimônio cultural imaterial da cidade utilizando tecnologias digitais dentro do objetivo de contribuir para a difusão e a valorização das nossas antigas práticas culturais transmitidas de geração em geração e que ainda hoje fazem parte do cotidiano da população serrana.
A visita ao museu poderá ser realizada de qualquer lugar do planeta utilizando a internet, pelo endereço: www.museudastradicoes.com.br.
A criação do museu faz parte de um convênio realizado entre a Prefeitura Municipal do Serro e a Anglo American dentro do Programa de Valorização, Fomento e Difusão Cultural do Serro.
Segundo o Secretário de Cultura, Pedro Farnesi, a iniciativa surgiu de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Serro, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, Sebrae, Museu Casa dos Ottoni e Anglo American com o intuito de valorizar, difundir e fortalecer nossa cultura.
O projeto, que durou dois anos e contou com a consultoria de Clotildes Avellar Teixeira, historiadora doutora em ciência da informação e especialista em Gestão do patrimônio Cultural.
A ideia é criar um espaço museológico virtual para receber informações geradas pelos próprios moradores, um local onde possam guardar a memória de antigas práticas, referências importantes para os grupos formadores da população serrana. A Plataforma é um espaço vivo, assim como a memória, em constante movimento, aberta a receber contribuições permanentemente.
Durante a visita, o usuário poderá acessar e também compartilhar conteúdos fotografias, textos, sons e vídeos, objetos digitais que vão compor o acervo do museu. Antes de ser publicado, o material recebido será analisado pelo Comitê Gestor do Museu das Tradições do Serro, responsável pela administração dos conteúdos, acervo, exposições e atividades educativas.
Dentro do mesmo programa, junto com o Museu Virtual das Tradições do Serro foi criado também um Sistema digital de informações turísticas no sentido de contribuir para o fomento do turismo na cidade.
São 10 totens multimídia espalhados estrategicamente pela cidade com o objetivo de orientar o turista no seu deslocamento pelo grande número de atrativos turístico do Serro que se encontram tanto na Sede quando nos distritos e povoados famosos como Milho, Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras e Capivari.
Nos totens serão disponibilizadas informações sobre os principais atrativos naturais e religiosos que compõem o painel turístico da região, parte integrante do Circuito dos Diamantes que traz no seu interior importantes referências sobre a história brasileira, o processo colonizador e a nossa formação social. Mais um produto voltado para a utilização das novas tecnologias para difundir a cultura e fomentar o turismo em busca de promover o desenvolvimento local.
Por Ascom Serro/edição Folha
Deixe um comentário