Em Guanhães, escolas municipais e estaduais tiveram desempenho considerado intermediário, na maioria das modalidades
A Secretaria de Estado da Educação (SEE) apresentou os resultados das avaliações de 2014 da rede pública de ensino mineira — o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb).
Proalfa é uma avaliação anual e censitária para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental para verificar o desempenho dos alunos nos procedimentos de leitura.
RESULTADO PROALFA
O Proalfa 2014 obteve bons resultados na maioria dos municípios, que alcançaram o desempenho classificado como “recomendável”. Essa classificação está no topo da escala avaliativa e engloba os municípios que tiveram notas maiores que 500. Guanhães fez parte desse padrão de desempenho e foi avaliado com 630,1 pontos.
PROEB
O Proeb avalia as habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos do ensino fundamental e médio em Língua Portuguesa e Matemática.
Confira abaixo os resultados do município de Guanhães em cada modalidade, e ainda, como a cidade se situa se comparada aos outros municípios mineiros.
AVALIAÇÃO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – LÍNGUA PORTUGUESA
Os resultados da rede estadual foram os melhores na maioria dos municípios. Mais da metade dos municípios atingiram o desempenho máximo, considerado recomendável, com notas acima de 225 pontos. O município de Guanhães ficou entre eles com a nota de 228,8.
Já nas redes municipais de ensino, Guanhães foi classificada abaixo do desempenho padrão dos outros municípios. A maioria atingiu o desempenho máximo recomendado, enquanto Guanhães teve classificação intermediária, com 208,6 pontos.
AVALIAÇÃO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – MATEMÁTICA
Os municípios da rede estadual também se saíram bem na avaliação de matemática. A maioria deles atingiu o desempenho máximo, recomendado, e Guanhães, com 246,4 pontos está entre eles.
Já nas redes municipais de ensino, a maior parte dos municípios permaneceu com o desempenho de nível máximo, mas Guanhães não ficou entre eles e atingiu o desempenho intermediário, com 224 pontos.
AVALIAÇÃO 9º ANO – REDE ESTADUAL
A maior parte dos municípios teve desempenho intermediário em língua portuguesa. Guanhães ficou entre eles com 257,3 pontos, já que para atingir o nível máximo de desempenho, as notas dessa modalidade precisavam ser acima de 275 pontos. Na disciplina Matemática, a classificação foi a mesma, intermediária, e Guanhães pontuou 264,1 pontos.
AVALIAÇÃO 3º ANO – REDE ESTADUAL
Com 278 pontos, Guanhães teve desempenho intermediário em Língua Portuguesa, classificação da maioria das cidades mineiras. Nessa modalidade, o recomendável, segundo a classificação do Proeb era ter notas acima de 300 pontos.
Em Matemática, a avaliação foi a mais baixa da escala no município. Guanhães atingiu 280 pontos. E neste caso, notas abaixo de 300 pontos foram colocadas dessa forma. Mais da metade dos municípios se classificaram assim.
ANÁLISE GERAL DAS NOTAS EM GUANHÃES
Em Geral, o município de Guanhães acompanhou o padrão de desempenho dos demais municípios do estado, em quase todas as modalidades, ficando abaixo desse padrão apenas nas avaliações das escolas da rede municipal de ensino.
Segundo os dados fornecidos pela Secretaria Estadual de Educação, as escolas estaduais do município se saíram melhor, se comparadas às escolas da rede municipal, mas a maioria das classificações em média, foi intermediária nas duas redes de ensino.
Deu para observar uma queda nas pontuações, do 5º ano, que teve notas maiores, ao 3º ano, que foi a única modalidade classificada com “baixo desempenho” em Matemática.
Ao comparar os dados do ano passado, 2014, com os do ano retrasado, 2013, o município de Guanhães permaneceu com a mesma classificação em quase todas as modalidades. As poucas classificações que foram diferentes, melhoraram em 2014, como a do 5º ano, que em 2013 atingiu nível intermediário, e já no ano passado atingiu o nível máximo, recomendado.
Por Folha
Deixe um comentário