Em Guanhães os animais mais comuns na zona urbana são escorpiões e na zona rural, cobras tipo Açu Amarela
Embora possa acontecer durante todo o ano, é com a chegada do período de calor e chuvas, que aumenta a probabilidade para a ocorrência de acidentes com animais peçonhentos. Durante essa época, animais como escorpião, cobras e aranhas procuram lugares secos para se abrigarem, podendo ser encontrados nas proximidades das casas, jardins e parques, tanto em áreas urbanas, quanto rurais.
Em Guanhães, segundo a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica do município, Neusa Mendes, os animais mais comuns encontrados na zona urbana são os escorpiões, que tem aparecido com freqüência em alguns bairros. Já na zona rural, aparecimento de aranhas e cobras, tipo Açu Amarela é mais freqüente.
Quanto aos acidentes, Neusa não soube precisar o número de casos nos últimos meses, mas afirmou que tem acontecido mais acidentes envolvendo cobras na zona rural. Alguns poucos envolvendo escorpiões e aranhas.
“A prevenção é o melhor remédio. Manter os ambientes limpos e livres de entulhos é o método mais eficaz para manter longe esses animais, já que a dedetização nem sempre funciona.”
De acordo com a coordenadora, se a pessoa for picada, ela deve procurar um serviço de urgência e, se possível, recolher o animal, uma vez que o tratamento é feito com base no soro de cada espécie.
O método consiste na aplicação de um soro formado por concentrado de anticorpos (células que cumprem o papel de defesa do organismo) no paciente, com o objetivo de combater um agente tóxico específico como venenos e toxinas.
Qualquer dúvida sobre o assunto, as pessoas podem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica de Guanhães, através do telefone: 3421-2103.
Por Folha com Agência Minas
Deixe um comentário