Após a mortandade de peixes ocorrida na Bacia do Rio Santo Antônio no último mês de maio, amostras de água avaliadas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e Copasa apontam uma quantidade de Ferro acima da tolerada pela Resolução 357/2005 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
Já os peixes coletados foram encaminhados pela Associação de Defesa e Desenvolvimento Ambiental de Ferros (Addaf) a um laboratório particular e as amostras não apresentaram contaminação por agrotóxicos, hipótese investigada na época pela Polícia do Meio Ambiente local. Ferros foi o município mais afetado ao longo da bacia. Também foi registrada morte de peixes em Carmésia, no Rio do Peixe, afluente do Santo Antônio.
A Addaf também encaminhou denúncia ao Ministério Público e foi convocada a colaborar nas investigações.
“As análises iniciais feitas pela Funed e pela Copasa não podem ser consideradas conclusivas, pois não levaram em conta parâmetros que podem determinar mortandade de peixes. Diante disso, o Ministério Público solicitou à Copasa exames para avaliar o nível de matéria orgânica na água e a quantidade de oxigênio dela. Também foram pedidos exames para medir o PH da água e se há quantidades significativas de amônia nela, pois o produto associado a um determinado PH pode causar morte de peixes”, diz Tereza Cristina Silveira, vice-presidente da Addaf.
De acordo com o técnico representante da Copasa no município, Flávio Teixeira, o órgão já foi notificado pelo Ministério Público e as providências estão sendo tomadas. “Uma nova coleta de água foi feita no último dia 1º de julho e os resultados devem ser conhecidos em 15 dias, contados a partir da coleta”.
Desde os primeiros peixes mortos encontrados, a população vem sendo orientada pela Prefeitura de Ferros a não se banhar nas águas do rio e nem consumir peixes pescados nele.
De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Elísio de Oliveira, foram tomadas todas as medidas necessárias. “Solicitamos ao Ministério Público que nos apoie nas investigações para descobrir a quem cabe a responsabilidade pela contaminação da água. Também encaminhamos o mesmo pedido à Feam e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, mas ainda não obtivemos retorno”.
Após tomar conhecimento dos resultados das análises laboratoriais, a Secretaria Municipal de Saúde de Ferros manteve a recomendação à população: não se banhar nas águas e não consumir peixes do rio até que os resultados das análises sejam satisfatórios.
Por Defato Online
Deixe um comentário