No mês de novembro do ano passado, uma Comissão foi formada para estudar o potencial das candidatas a sede de um campus em cada microrregião do Vale. No Alto Jequitinhonha, são candidatas as cidades de Capelinha, Itamarandiba e Minas Novas. No Médio Jequitinhonha, candidatam-se Araçuaí e Itaobim. No Baixo Jequitinhonha, Almenara e Jequitinhonha disputam quem deve sediar um campus.
O CONSU, formado por 43 representantes de professores, técnicos e estudantes da UFVJM, vem debatendo a expansão da Universidade. Em Diamantina, no dia 7 de novembro de 2011, aprovou a instalação de campus em Janaúba e Arinos, quase por unanimidade, o que gerou protestos em todo o Vale do Jequitinhonha.
Além de audiências marcadas no Ministério da Educação, mais de 25 mil pessoas se manifestaram ocupando as ruas e praças das cidades de Almenara, Araçuaí, Capelinha, Itamarandiba e Virgem da Lapa, pedindo campus em cidades do Vale. Outras cidades realizaram reuniões em salões de Câmaras Municipais, Prefeituras e Sindicatos.
No facebook, mais de duas mil pessoas debatem a criação de campus nas páginas A UFVJM é nossa!, UFVJM Capelinha, UFVJM Araçuaí, UFVJM Itaobim e Vale + Educação de Itamarandiba.
Critérios técnicos
O Ministério da Educação relacionou através do REUNI – programa de reestruturação e expansão das universidades federais, alguns critérios que devem nortear a escolha da sede do campus: estar a uma distância de 200 km de outros campi já instalados e ter densidade demográfica e educacional de ensino médio que justifique tal projeto; e ainda possuir facilidade de acesso às cidades vizinhas, contemplando um universo mínimo de 200 mil habitantes; além de oferecer a contrapartida com doação de terreno para construção da infraestrutura do campus.
Após a aprovação no CONSU é fundamental que haja a posição política do MEC com a decisão de expansão da UFVJM para dentro do Vale, além da alocação de recursos de cerca de R$ 15 milhões para construção do campus.
A Presidente Dilma Rousseff deve anunciar a nova expansão das universidades federais no mês de abril ou maio.
Com Portais de notícias da região
Deixe um comentário