Conhecer o modelo de Gestão do SAAE Guanhães. Este foi o motivo que levou os consorciados do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de MG – CISAB a visitarem Guanhães, no dia 28 de março.
A equipe era composta por 19 pessoas de empresas de saneamento das cidades de Abre Campo, Carangola, Muriaé, Raul Soares, Senador Firmino, Vermelho Novo e Viçosa.
Entre as apresentações, os consorciados tiveram acesso a dados referentes ao número de servidores, ligações de água e esgotamento sanitário; e comparação de como era o SAAE no início, em 1983 e os dias atuais.
O diretor do SAAE Guanhães, Ananias Ribeiro, apresentou atividades do órgão como a Reunião de Núcleo de Planejamento, Café com diretor e SIPAT. Outro ponto abordado pelo diretor foi o apoio do SAAE à comunidade nos eventos com água e banheiros.
O assessor de Tecnologia da Informação - TI, Edson Batista Sena, falou sobre inovações tecnológicas e programas implantados que facilitam a gestão para melhorar as atividades da autarquia. E ainda explanou sobre o programa de estagiários de Sistemas de Informação, Softwares e Fibra Óptica.
O engenheiro José Orlando Junqueira Mafra, falou sobre os instrumentos utilizados no Setor de Manutenção Operação e Expansão (SOMEX), o Sistema de Atendimento a Reclamações (SARE), Sistema de Informação e Controle (SIC) e Flex de Telecomando.
Entre as atividades, o grupo de visitantes ainda conheceu as áreas de atuação do Programa Graipu Água e Vida, as ações já executadas pelo programa, as em execução e as programadas para o primeiro semestre de 2012.
A diretora do SAAE de Senador Firmino, Luciana Fátima, disse que o objetivo da visita foi conhecer o SAAE Guanhães e adaptar à realidade da cidade onde trabalha. A diretora disse que a infraestrutura do SAAE ela já imaginava como era, porque já ouviu dizer muito. Mas o que ficou mais marcante foi a gestão de pessoas, a motivação dos funcionários e o bom relacionamento do SAAE Guanhães com o usuário. “Acredito que essas atitudes e investimentos, torna grande a aceitação da autarquia na comunidade”, diz.
Todos os visitantes ganharam um kit institucional do SAAE Guanhães contendo panfletos, bloco de anotações, canetas e sacolas ecologicamente corretas.
Por Samira Cunha
Deixe um comentário