A Secretaria Municipal de Cultura,Turismo e Patrimônio informou na página do facebook do município, que foi liberada nessa terça-feira, 12, a ordem de serviço para contratação de microempresa para reforma do "Bem de Tombamento Municipal intitulado Rancho de Tropas" no distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras - Serro com previsão de conclusão em 120 dias.
A obra vai custar R$ 21.219, 49 e será executada pela Predial Engenharia. O recurso é proveniente do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural via ICMS Cultural.
O Rancho de Tropas foi local de pouso dos tropeiros na época da mineração (Séc. XX) e funcionava como local de armazenamento de mercadorias e centro de distribuição destas para as cidades vizinhas ao Serro.
O arraial de São Gonçalo, pela sua localização, converte-se, nessa época, em um centro comercial de relativa importância, por ali passam todas as tropas vindas da "Mata" de Peçanha,Guanhães, Sabinópolis, São João Evangelista,Rio Vermelho,Coluna e do Serro, em direção ao mercado de Diamantina. A cidade dispunha de um Mercado Municipal que funcionava na Cavalhada, ao lado da Igreja do Carmo.
Os lotes de burros que vinham dessas cidades, depois de pernoitarem nos diversos Ranchos que haviam no Serro, seguiam viagem indo parar novamente em São Gonçalo,surge assim, logo depois de se atravessar o rio das Pedras,o Rancho de Tropas, local de pouso dos tropeiros.
Praça do Rosário tem projeto de revitalização autorizado
Também foi liberada nessa terça-feira, a contratação de projeto arquitetônico e paisagístico para revitalização da Praça do Rosário no entorno da Igreja do Rosário. Esta foi totalmente restaurada no ano passado faltando apenas a praça. A empresa executora é a Caldeira Pavan Arquitetura e Urbanismo Ltda. O custo é de R$ 14.480.00.
Por Folha com ASCOM Serro
Deixe um comentário