Os fabricantes de chocolate vão tentar superar a retração econômica com ovos de Páscoa menores para atender a um público com menos dinheiro para gastar. “O desafio é produzir mais com menos”, define o vice-presidente de chocolate da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), Ubiracy Fonseca.
De acordo com ele, os ovos de Páscoa deste ano tiveram reajuste de preços devido ao aumento do dólar e também de componentes da cadeia de produção como açúcar, combustível e armazenagem.
Guanhães
Em Guanhães, a chegada dos ovos de páscoa ainda é tímida. Nos três supermercados pesquisados pela reportagem da Folha, há poucas opções de ovos e a maior variedade de marcas deve chegar a partir da próxima semana.
Quanto aos preços, o gerente de vendas de um dos supermercados pesquisados, afirmou ter um grande aumento com relação ao ano passado. “Neste ano os preços subiram muito, e o reajuste pode variar de 15% a 20%”.
Já nos outros dois estabelecimentos, a informação é de que o aumento ainda é pequeno. De acordo com a atendente de um deles, o reajuste ficou na faixa dos 2,5% a mais comparado aos preços dos ovos vendidos em 2015.
Apesar da oferta de ovos de Páscoa já ter começado na cidade, segundo informações dos supermercados, a grande procura começa mesmo na Semana Santa.
Mercado
O empresário da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, reconhece que o mercado está recessivo e o consumidor tem suas dificuldades. “Muita gente está desempregada, então a massa vai procurar ovos menores e de menor valor”, afirma.
Ubiracy Fonseca diz que as empresas focaram neste ano na produção de ovos menores para que o consumidor não deixe de comprar o produto. No ano passado, se a média de tamanho dos ovos era de 400 gramas, este ano será de 250 gramas. “O consumidor que antes comprava ovos de 500 gramas, por exemplo, optará por um de 250 gramas ou 300 gramas, porque é tradição do brasileiro dar ovos na Pascoa”, diz.
Neste ano, de acordo com a Associação (Abicab), são 147 lançamentos, mas muitos são substituições de novidades de anos anteriores. Essa repaginação engloba, por exemplo, pequenas mudanças em ingredientes ou novos formatos de ovos já lançados. Em 2015, foram 150 lançamentos.
Por Folha com G1
Foto: Reprodução Internet
Deixe um comentário