Amendoim, canjica, leite condensado, coco ralado, pipoca, cachaça e vários outros produtos estão sendo fiscalizados pela Operação Especial Festa Junina do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), que acontece durante todo o mês de junho.
O objetivo da ação é intensificar a verificação dos principais produtos consumidos nas festas típicas deste período.
Conforme explica a gerente de Metrologia para Produtos Pré-Medidos do Ipem-MG, Ângela Araújo, na operação os fiscais do Ipem-MG verificam se a quantidade indicada no rótulo dos produtos pré-medidos (aqueles embalados e medidos sem a presença do consumidor) corresponde ao peso real da mercadoria.
“A finalidade dessa ação é aumentar a segurança do consumidor para que ele não seja lesado economicamente. “Se a pessoa adquiriu 1kg de amendoim, por exemplo, deve levar 1kg do produto”, esclarece.
Os representantes das marcas dos produtos podem acompanhar todo o processo de análise dos itens verificados no laboratório do órgão. Para isso, as verificações são comunicadas com antecedência às empresas.
Denúncia
O consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade pode denunciar o fato à Ouvidoria do Ipem-MG, no telefone 08000 335 335. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e é um canal de comunicação direto e imparcial entre o Instituo e a população.
Por Agência Minas
Deixe um comentário