Hoje, 15 de março, é comemorado o Dia do Consumidor. Na definição do Código de Defesa do Consumidor, o Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire um produto ou serviço para uso próprio.
Neste dia, as principais lojas e sites da internet disponibilizam promoções especiais, são oferecidos também vários descontos e ofertas, frete grátis e parcelamento exclusivo em todas as compras.
No entanto, segundo o diretor do Procon Guanhães, Vinícius de Oliveira Pimenta, os consumidores têm que ficar atentos e ainda exigir nota fiscal, termo de garantia, cumprimento de prazos, controle de validade, selos de certificação, boa qualidade e bom atendimento.
O Procon listou três dicas importantes para os consumidores:
1 – Guardar sempre as notas fiscais e qualquer outro documento referente às compras
2 – Produtos com defeito dentro do prazo de garantia tem o prazo de 30 dias para ser consertado, passado este prazo e o produto não sendo reparado o consumidor pode exigir ou a troca por um novo ou a devolução do valor pago;
3 – Em caso de problemas, procure a loja e o fabricante, se não resolver busque o Procon ou a Justiça;
“Estamos à disposição dos consumidores para tirar dúvidas, receber reclamações, enfim, auxiliar o consumidor na busca de seus direitos com relação ao consumo”, informou Vinícius.
O Procon Municipal de Guanhães está localizado na Travessa Monsenhor Pinheiro, 16, Centro, em Guanhães com atendimento ao Público de segunda a sexta Feira das 12h às 18h. O telefone é 3421-4862.
História
Em 1962, por iniciativa do presidente dos Estados Unidos, foi criado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. A proposta de John Kennedy, que buscou dar proteção aos interesses dos consumidores, foi legitimada 23 anos depois pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), elevando tais direitos a diretrizes internacionais celebradas no dia 15 de março.
Por Folha com Procon Guanhães
Deixe um comentário