Depois do anúncio no mês de março de que a cadeia de Guanhães está entre as 20 próximas a serem assumidas pela Subsecretaria de Administração Prisional (SUAPI), a promotora de justiça da comarca de Guanhães, Josiane Moreira Soares Malaquias, fez recentemente um novo anúncio: “a SUAPI garantiu que a curto prazo, vai mandar uma agente penitenciaria para Guanhães, pois não temos”, informou.
A declaração foi em parte confirmada pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Defesa Social, que não soube informar quando a contratação será feita. “A Subsecretaria de Administração Prisional já está viabilizando a contratação de agentes penitenciários femininos para todas as cadeias que ainda estão sob a responsabilidade da Polícia Civil. A demanda está em andamento e tem de ser viabilizada junto aos órgãos competentes e ainda não há um prazo definido”.
Atualmente, a Cadeia Pública da cidade, que está sob a custódia da Polícia Civil (PC), possui aproximadamente 80 presos divididos em 12 celas, sendo duas destinadas às mulheres. Segundo a delegada responsável, Meire Cardadeiro, há tempos que a PC vem pedindo uma agente penitenciaria. “Cheguei a encaminhar até um ofício solicitando uma agente, já que precisamos muito, principalmente para vistoriar as mulheres presas e também os familiares. Agora, é aguardar”, finalizou.
Deixe um comentário