Na manhã desta terça-feira (23), a cidade de São Sebastião do Maranhão viveu um momento muito importante e se uniu para combater o mosquito Aedes Aegypti que transmite a dengue, a Chikungunya e o temido Zika Vírus.
Devido a situação alarmante em que a cidade passa, a prefeitura municipal juntamente com todas as igrejas, sindicatos, escolas, comerciantes declararam guerra contra o mosquito.
Pela primeira vez na cidade, dentre vários anos sem a doença, foram registrados casos de dengue no município. De acordo com a Secretaria de Saúde em menos 15 dias foram confirmados 18 casos de dengue além de mais de 30 casos notificados esperando resultado e confirmação.
Com o objetivo de mobilizar toda a população, o município convocou toda a sociedade civil que logo aderiu ao movimento. Desde as 7h da manhã vários grupos acompanhados de enfermeiros, agentes de saúde, vigilância sanitária, voluntários inclusive o próprio prefeito, saíram de casa em casa orientando a população, recolhendo os lixos dos quintais e terrenos baldios, combatendo os possíveis focos do mosquito e exterminando possíveis criadouros.
Já às 8h da manhã, as escolas saíram com seus alunos em passeata, bem como os demais órgãos e se dirigiram para o mercado municipal. Lá, houve um ato público com manifestação de todos e orientação feita por médicos e técnicos.
Foram confeccionados milheiros de panfletos para serem distribuídos em todas as casas, além de distribuição de sacos de lixo para o recolhimento dos materiais encontrados nos quintais. A Polícia Militar também auxiliou e apoiou a manifestação que trará benefícios para toda a população.
Por Folha com Água Boa em Foco
Fotos: Água Boa em Foto
Deixe um comentário