O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou, em outubro, Audiências Públicas sobre a preservação da Serra dos Cristais, localizada em Diamantina, região Central do estado. O objetivo foi apresentar as ações da instituição e conscientizar a população local da importância da conservação da área.
A Serra dos Cristais foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) em meados de 2010 e sua interação com a arquitetura histórica de Diamantina foi fundamental para que o município fosse reconhecido como Patrimônio da Humanidade pelo Unesco. Entretanto, o local vem sendo objeto de ocupações imobiliárias desordenadas, desmates e intervenções diversas.
As audiências foram realizadas pelos promotores de Justiça Felipe Faria de Oliveira, coordenador regional de Meio Ambiente do Jequitinhonha e Mucuri, e Luciana Teixeira Guimarães Christofaro, da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Diamantina.
Segundo os promotores de Justiça, seria realizado um único evento, mas, diante do grande interesse da população, foi necessário desmembrar a Audiência Pública em duas sessões. Mais de 200 pessoas participaram das reuniões, oportunidade em que foram distribuídos folhetos explicativos. Também compareceram ao evento, o prefeito de Diamantina, o secretário de Turismo e representantes do Iepha-MG.
Por MPMG
Deixe um comentário