O Hospital Imaculada Conceição (HIC), promoveu na manhã desta quarta-feira (2), um ato simbólico, em que, toda a direção, corpo clínico, funcionários do hospital e comunidade deram um abraço a instituição.
A iniciativa é uma manifestação contrária ao anúncio do Ministério da Saúde de parcelar o repasse do mês de dezembro às Santas Casas e atende apelo feito pela Federassantas e instituições filantrópicas do estado.
O Ministério da Saúde, conforme informou a Federassantas, decidiu pagar em dezembro "50% do teto Média e Alta Complexidade no dia 10 de dezembro de 2015 e 50% restantes em 02 de janeiro de 2016. Tal decisão do Ministério da Saúde é justificada por sua insuficiência orçamentária, o que está gerando riscos de fechamento de muitas instituições filantrópicas", revela nota divulgada pela Federassantas.
A entidade resolveu protestar contra esta atitude do Ministério da Saúde e lançou o movimento Luto pela Saúde que acontecerá durante todo o mês de dezembro e tem por objetivo demonstrar o luto dos funcionários e usuários pelo descaso que ocorre com as instituições filantrópicas, que são responsáveis por mais de 70% do atendimento SUS no Estado de Minas Gerais.
Em conversa com o estagiário de comunicação da Folha FM, Diego Rafael, a diretora do Hospital Regional de Guanhães, explicou sobre o movimento, ressaltando, o seu caráter pacífico.
Em Guanhães, durante o abraço simbólico ao Hospital, todos os funcionários usavam blusas pretas e um laço preto em sinal de luto.
Por Folha com colaboração estagiário Diego Rafael
Deixe um comentário