Com o objetivo de eliminar o tracoma do país até 2020, uma equipe referência em Tracoma da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), órgão da Secretária de Estado de Saúde (SES), realizou de 23 de março a 27 de abril, a busca ativa de tracoma nas escolas municipais e estaduais dos municípios de Sobrália e José Raydan, localizados na região Leste do Estado.
Em José Raydan, a equipe promoveu uma reunião de sensibilização com representantes do município e realizou a busca ativa de tracoma em escolas municipais, onde foram examinados aproximadamente 800 alunos.
A doença
O Tracoma é uma doença inflamatória ocular crônica, causada pela bactéria Clamydia Tracolimus, que pode causar cegueira. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam 6 milhões de pessoas com cegueira por conta do Tracoma.
A doença se manifesta através de uma espécie de conjuntivite que afeta principalmente crianças em idade escolar e está diretamente relacionado aos hábitos de higiene. Ainda de acordo com a OMS, existem aproximadamente 150 milhões de pessoas com tracoma no mundo.
Deixe um comentário