À zero hora deste domingo (18), os relógios deverão ser adiantados em uma hora em 10 estados brasileiros, além do Distrito Federal, por causa do horário de verão, que vai até o dia 21 de fevereiro de 2016.
Desde que a estratégia foi adotada pela primeira vez no mundo, durante a Primeira Guerra Mundial, diversos estudos têm avaliado o impacto da mudança na vida das pessoas. E o efeito não se resume ao mau humor por ter de acordar uma hora mais cedo.
Segundo as pesquisas, o horário de verão pode impactar no tempo de prática de atividades físicas, no número de acidentes de carro e até no período em que funcionários passam navegando na internet de forma improdutiva durante o expediente.
Conheça alguns efeitos curiosos que o horário de verão pode ter na sua vida, segundo a ciência:
1 - Mais atividade física
Crianças participam de corrida em escola de Atlanta, no estado da Georgia, nos Estados Unidos: pesquisa que avaliou crianças de nove países concluiu que crianças se exercitam mais durante o horário de verão
2 - Ruim para o coração
Várias pesquisas têm associado a entrada no horário de verão com o aumento do número de infartos na população. O impacto parece ser percebido apenas na primeira semana após a mudança. Um estudo publicado em 2008 na revista americana "The New England Journal of Medicine" concluiu que o número de infartos aumentou 5% na semana inicial do horário de verão.
Apesar de o efeito ser pequeno, ele pode ser significativo para pessoas que têm outros fatores de risco, segundo um dos autores do estudo, o médico Rickard Ljung. "Talvez um despertar mais tardio na segunda-feira de manhã possa ser benéfico", disse o especialista, na época da divulgação da pesquisa. "Dormir faz bem".
4 - Sono na escola
Um dos grupos que sofre com o horário de verão são os adolescentes que estudam de manhã. Para testar se os jovens americanos estavam sendo afetados pela mudança, pesquisadores avaliaram um grupo de 40 estudantes do ensino médio e concluíram que, entre eles, o tempo de sono teve uma queda média de 32 minutos nas noites seguintes à mudança de horário.
O resultado foi publicado na revista “Journal of Clinical Sleep Medicine” em agosto. Segundo os cientistas, a diminuição do tempo de sono durante a noite está relacionada com maior sonolência dos adolescentes durante o dia.
5 - Enrolando na internet
Estudo mostrou que as pessoas passam mais tempo 'enrolando na internet' na segunda-feira seguinte à mudança para o horário de verão: causa é a privação de sono (Foto: Jay LaPrete/AP)
Por incrível que pareça, a mudança para o horário de verão também pode fazer com que as pessoas passem mais tempo enrolando na internet em vez de trabalhar. Um estudo publicado em 2012 na revista “Journal of Applied Psychology” concluiu que o impacto do horário de verão no tempo de sono levou funcionários a passar mais tempo navegando de forma inútil na internet durante o expediente.
Horário de verão no Brasil
O horário de verão no Brasil, que começa neste domingo, vai até o dia 21 de fevereiro de 2016.
Por G1/Edição Folha
Deixe um comentário