Apesar de não ter sido a escola com maior número de professores paralisados, os alunos da Padre Café, até o momento, são os mais prejudicados. A reposição das aulas dependeu da data de volta do professor para a sala de aula, logo, muitos ainda têm conteúdo para aprender nos próximos dias.
Das seis turmas que foram prejudicadas com a greve, a primeira (5º ano) será liberada neste dia 30; outras duas (2º e 1º ano) na próxima sexta-feira (6). Já os alunos das duas turmas do 4º ano e uma do segundo, só vão sentir o gostinho das férias a partir do dia 16 de janeiro.
Segundo a assistente da secretaria, Maria Lúcia Pereira, que informou sobre o calendário das férias, os alunos estão tranquilos, mas algumas mães parecem não estarem satisfeitas com um ano letivo tão extenso. “Elas parecem cansadas, o que não seria inesperado. Muitas mães têm outros filhos nas escolas, que já podem acordar mais tarde, se dedicar às tarefas das férias, enquanto o outro ainda está na rotina de aula”, comentou.
Sofrimento que as mães das Escolas Estaduais Altivo Coelho e Fazenda São Sebastião, não passaram. Segundo os secretários das escolas, os professores conseguiram repor a tempo, e como previsto pelo calendário escolar, os alunos foram liberados no dia 16 de dezembro.
Durante a apuração da matéria na manhã de hoje, a reportagem da Folha não conseguiu contato com as Escolas Senador Francisco Nunes Coelho e Odilon Behrens, para saber até quando segue a reposição de aulas para os alunos prejudicados com a greve.
Pós-greve
Em Guanhães, a maioria dos educadores retornou às salas de aulas no dia 30 de dezembro. Das nove instituições do Estado em Guanhães, sendo três em distritos, apenas duas tiveram professores paralisados até o fim do movimento. A Senador Francisco Nunes Coelho com dois professores, e a
Odilon Behrens com sete professores. Ambas as escolas, contrataram substitutos até 31 de dezembro que estão sendo aproveitados na reposição de cargas horárias.
Volta às aulas
O ano de 2012 ainda não chegou, mas as escolas da rede estadual já possuem o calendário de atividades para o próximo ano. O início do ano letivo, ou seja, período de aulas com os alunos começa no dia 06 de fevereiro. O término está marcado para o dia 18 de dezembro.
Já o ano escolar, momento em que professores e funcionários preparam as atividades pedagógicas e administrativas começa um pouco antes, no dia 1º de fevereiro e termina no dia 21 de dezembro.
Deixe um comentário