As mudanças no Calendário Nacional de Vacinação anunciadas pelo Ministério da Saúde, entraram em vigor em Guanhães no dia 04 deste mês. A maior parte das alterações envolve imunizantes administrados em bebês.
A reportagem da Folha FM entrou em contato com a Vigilância Epidemiológica, para saber detalhes sobre as alterações.
De acordo com a coordenadora do setor, Neusa Mendes, uma das mudanças, foi na vacinação contra a poliomielite, que antes era administrada em gotas (VOP), trivalente, para crianças de seis meses, e agora será substituída pela injetável (VIP).
“A vacina contra poliomielite (gotas) trivalente será administrada somente em crianças de 1 ano e 3 meses de idade, até o dia 31 de março deste ano. Após esta data, uma nova vacina via oral será introduzida: a vacina contra poliomielite bivalente”, afirma.
Segundo a coordenadora, a mudança ocorreu porque a nova vacina bivalente é mais segura em relação aos eventos adversos pós-vacinação.
Desta forma, o esquema contra a poliomielite passou a vigorar da seguinte maneira:
2, 4, 6 meses – Vacina contra a poliomielite injetável. (VIP)
1ano 3meses e 4 anos – Vacina contra poliomielite via oral (VOP)
Outra mudança foi na vacina pneumocócica 10, que não será mais administrada em crianças com 6 meses de idade, e na vacinação contra o HPV, que não terá mais a 3ª dose, ou seja, meninas que já foram vacinadas com duas doses terão seu esquema encerrado.
A vacina contra Hepatite A será administrada em crianças com 1 ano e 3 meses de idade.
De acordo com a profissional, o município ainda não recebeu a programação das campanhas para 2016, mas, provavelmente a primeira do calendário será contra a gripe, nos meses de abril e maio.
Neusa também ressaltou que a campanha contra a paralisia infantil está programada para agosto, já com a nova vacina bivalente contra a poliomielite, mas, que o município ainda aguarda a programação oficial, uma vez que pode haver mudanças.
Com relação a falta de vacinas, a coordenadora afirma que isso ainda está ocorrendo no município, mas foi informada de que as vacinas faltosas estão sendo providenciadas, e a demora se deve ao processo de liberação pela ANVISA e avaliação do controle de qualidade e atrasos de entrega pelos laboratórios.
Confira na Fan Page da Folha FM o novo calendário de vacinação para menores de 10 anos.
Por Folha
Foto: Tabela disponibilizada pela Vigilância Epidemiológica de Guanhães
Deixe um comentário