Mais de mil pessoas marcaram presença neste importante evento regional
Guanhães sediou pela primeira vez a “Marcha das Margaridas”, que aconteceu nesse domingo (31), no Mercado Municipal, na Avenida Alberto Caldeira, centro da cidade.
O evento teve a assinatura da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Minas Gerais – FETAEMG e contou com a participação de trabalhadoras rurais de Guanhães e das cidades de Coluna, Divinolândia de Minas, Dom Joaquim, Frei Lagonegro, Gonzaga, São José do Jacuri, José Raydan,Paulistas, Peçanha, São João Evangelista, São Sebastião do Maranhão, Santa Maria do Suaçui, Sardoá, Serra Azul de Minas, Serro e Virginopolis.
Segundo a Coordenadora Regional do Pólo do Rio Doce, Romilda Maria de Oliveira Pereira, o evento foi um sucesso e a participação foi acima das expectativas. “Estamos realizando esta marcha em homenagem a Margarida, que morreu na luta pelo trabalhador rural. A participação foi enorme. Eu mesma não esperava tanta gente”, confessou.
A coordenadora ressaltou ainda o apoio que recebeu na realização do evento. “Esta é a 1ª Marcha das Margaridas e curiosamente é o primeiro evento que tive a oportunidade de fazer com a Federação. Mas nada disso seria possível sem a contribuição da Prefeitura, que de fato foi a nossa maior colaboradora”, afirma.
O Diretor Regional da FETAEMG em Guanhães, José Osvaldo dos Santos, destaca também a grande participação das pessoas. “Eu não esperava essa quantidade de pessoas. É uma pena que nem todos os sindicatos participaram. Muitos não gostam deste tipo de evento, acha que dinheiro do sindicato é para colocar no banco e ficar parado. O dinheiro dos sindicatos deve ser revertido em prol dos trabalhadores e essa é uma maneira de ser devolvido”, lamenta.
José Osvaldo afirmou ainda que a marcha desse domingo, foi uma preparação para a grande marcha que ocorrerá no mês de agosto em Brasília.
Com base nas informações da diretora do Departamento de Agricultura do município, Marcianita Barroso, que coordenou e produziu o evento guanhanense, mais de mil pessoas participaram da Marcha. “Conseguimos mobilizar toda a cidade, por uma causa nobre, que são as pessoas do campo. A marcha foi a minha ‘menina dos olhos de ouro’”, conta.
O encontro desse domingo com as mulheres trabalhadoras rurais e da floresta foi marcado pela apresentação de propostas de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade.
Após a confraternização foi realizada a Marcha pelas ruas do centro da cidade. Durante a caminhada, as Margaridas gritaram palavras de ordem, a favor da igualdade e respeito entre os gêneros. Em seguida, foi servido um almoço para os presentes.
O evento contou a presença do presidente da FETAEMG, Vilson da Silva, do prefeito Ladinho, da vice-prefeita, Drª Mary e da primeira-dama Darly Barroso.
Marcha das Margaridas
A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo, da floresta e das águas que integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de movimentos feministas do Brasil. Realizada desde o ano 2000, o movimento luta por um desenvolvimento sustentável, centrado na vida humana e no respeito ao meio ambiente, pela diversidade racial, étnica, geracional e cultural e pela autodeterminação dos povos.
Por Folha com colaboração estagiário Diego Rafael
Foto Diego Rafael
Deixe um comentário