Na manhã desta quinta (03), o Setor de Vigilância Epidemiológica divulgou um novo balanço de registros das três doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.
De acordo com o setor, em Guanhães desde o início deste ano, foram registradas 88 notificações de Dengue, sendo quatro confirmadas e seis descartadas até o momento. 78 pessoas ainda aguardam o resultado da sorologia.
Para a Febre Chikungunya, houve cinco notificações ainda sem resultado. Para a infecção por Zika, três pessoas estão com suspeitas da doença, uma delas apresentando a Síndrome de Guillan Barré, uma doença neurológica provocada pelo próprio organismo, que passa a atacar o sistema nervoso, causando paralisa e até a morte.
Em um ano, os casos de internação pela síndrome de Guillain-Barré em Minas cresceram 36%, e a alta pode estar relacionada à chegada do zika vírus no Estado. Ela está ligada a uma infecção viral ou bacteriana anterior, e a suspeita é que o zika vírus tenha uma predisposição maior para causar Guillain-Barré. Especialistas acreditam que esse seja, inclusive, o motivo para o crescimento dos casos, considerado alarmante.
Guanhães em Ação
Em Guanhães foi criado um Comitê de Combate e prevenção da proliferação do Aedes Aegypti, e sua primeira ação foi intensificar os trabalhos de fiscalização no município, notificando os proprietários de lotes e residências, que oferecerem ambientes favoráveis à proliferação do mosquito. Os proprietários que não solucionarem o problema serão multados.
Outra ação vai acontecer nesta sexta -feira (4). Escolas do município em parceria com o setor de Vigilância Epidemiológica, vão realizar o D de Combate ao Aedes Aegypti.
As escolas Padre Café, Pio Nunes Coelho e Pingo de Luz, vão realizar uma caminhada de conscientização saindo às 8:00 da Praça Néria Coelho Guimarães em direção a Rua Odilon Behrens, passando pela Avenida Milton Campos e retornando à Praça pela Rua Cônego Davino. Toda a população guanhanense está convidada.
Já os alunos da Escola Inocente Soares Leão, juntamente com outros alunos da Escola Pio Nunes Coelho farão Blits educativas nos períodos da manhã e da tarde.
Os alunos da Escola Gustavo Coelho também estão engajados no assunto. De acordo com o Pedagogo Fabiano Alves Pacheco, após uma semana intensa de atividades pedagógicas de orientação e conscientização ao enfrentamento do mosquito, os alunos vão realizar, também no Dia D, uma caminhada aos arredores da escola com o intuito de chamar a atenção da comunidade sobre a necessidade de todos se unirem contra este mal que afeta nossas vidas.
O dia D também será marcado pela coleta de entulhos que não são recolhidos pelo caminhão de lixo comum, e por isso a população deve hoje à noite, retirar um tempinho de 10 minutos, para colocar nas calçadas todo aquele entulho ou lixo que possa acumular água. Este entulho será recolhido pelo setor de transportes, amanhã, sexta (04).
Vale lembrar que o lixo que será recolhido é diferente do lixo comum, devendo ser colocado separadamente.
Por Folha
Deixe um comentário