Com a aproximação do período de férias escolares, a visitação a 11 parques estaduais de Minas Gerais está suspensa por tempo indeterminado. A interrupção do acesso do público a esses locais tem como motivo a greve dos trabalhadores temporários terceirizados, que alegam estar com os salários atrasados.
Na região entre os parques com visitação suspensa está oParque Estadual do Itambé e Parque Estadual do Biribiri, em Diamantina, Parque Estadual da Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro e Monumento Natural da Várzea do Lageado e Serra do Raio, no Serro.
A Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado de Minas Gerais (Fethemg) denunciou que os vencimentos dos trabalhadores referentes aos meses de agosto e setembro estão atrasados, sem previsão para quitação. Por isso, os servidores cruzaram os braços desde o início da última semana.
Para tentar resolver o problema, na última terça-feira (25), representantes da Fethemg e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) participaram de uma audiência de Mediação no Ministério Público do Trabalho (MPT).
Na ocasião, segundo informou o Fethemg, a empresa Cristal não compareceu, porém, o IEF se comprometeu em realizar o pagamento diretamente aos funcionários. Para isso, seria necessário que a empresa enviasse até esta segunda-feira (31) uma planilha com os dados bancários de cada funcionário ao governo, o que não aconteceu.
Por meio de nota, o IEF alega estar aguardando o encaminhamento das informações necessárias para que o pagamento seja efetivado. O instituto ainda diz que os valores serão calculados assim que a empresa encaminhar as informações para que o pagamento seja efetuado. O instituto alega também esperar que a "retomada as atividades ocorra da forma mais rápida possível".
Funcionalismo
Atualmente, a Cristal possui 388 servidores contratados que atendem unidades de conservação em Minas Gerais. Conforme informou o IEF, 30% desses funcionários estão trabalhando, contudo, as visitações e os agendamentos estão suspensos até que todos os trabalhadores voltem as atividades.
Por Folha com O Tempo
Deixe um comentário