A Polícia Militar de Belo Oriente recebeu ordem do Governo Estadual nesta quinta-feira (9) para reintegrar a área interditada por manifestantes nessa terça-feira (8). Cerca de 100 pessoas participam do ato, reivindicando que a mineradora Samarco reestabeleça a distribuição de água na cidade.
De acordo com os militares, a liminar do Governo Estadual é para dispersar os manifestantes que ocupam a área pertencente à empresa Vale.
Segundo líderes do protesto, a desocupação do local será feita às 19h30, pacificamente.
Entenda o caso
Belo Oriente foi um dos mais de 30 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo afetados pelo “mar de lama” provocado pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, ocorrido no dia 5 de novembro do ano passado.
A princípio, os manifestantes disseram que pretendiam liberar a linha férrea depois que representantes das empresas Samarco e Vale fossem até o local.
Segundo os manifestantes, no último dia 02 os representantes do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) e moradores de Belo Oriente realizaram uma audiência pública para discutir o problema com a Vale e com a Samarco. Porém apenas um representante da Samarco teria comparecido a reunião e não apresentou nenhuma proposta de melhoria.
Em nota, a Vale informou que participou ativamente da elaboração do acordo assinado com o Governo Federal no último dia 2 de março e destacou que as reivindicações da população não têm relação com a operação da Estrada de Ferro Vitória a Minas. A empresa reiterou o compromisso com a segurança das suas operações e das comunidades nas quais está presente.
O que diz a Samarco
A Samarco informou por meio de nota que implementou diversas melhorias na distribuição de água em Belo Oriente, entre elas a substituição das bombas de captação e implementação de controle mais rigorosos no tratamento da água. "Todas essas benfeitorias, aliadas à aplicação do Tanfloc (coagulante), asseguram uma água tratada dentro dos parâmetros de qualidade, de acordo com a Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde", diz a nota.
Por G1
Deixe um comentário