A construção do CSE na região do Vale do Aço, é importante para que os adolescentes, autores de atos infracionais, possam cumprir as medidas, próximo de sua cidade de origem e de suas famílias. Hoje, eles são encaminhados às unidades mais distantes, como o Centro Socioeducativo São Francisco de Assis, em Governador Valadares, ou para unidades na região metropolitana de Belo Horizonte.
O empreendimento terá cerca de 40 alojamentos, além do setor administrativo, salas de aula, atendimento técnico e de saúde, oficinas profissionalizantes e quadra esportiva. Um investimento de R$ 11,5 milhões para atender 80 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas determinadas pela Justiça.
A área onde funcionará o CSE, no distrito de Ipabinha, tem cerca de 20 mil metros quadrados e pertence à Cenibra. O local já foi aprovado pelo Departamento de Obras Públicas (Deop) e pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase).
Foram realizadas audiências públicas com a comunidade; a prefeitura local também deu parecer favorável à construção do centro, que irá gerar 170 empregos diretos no município. Ainda em 2011, será elaborado o projeto e feita a licitação para execução da obra, que tem início previsto para 2012. A ideia é que o CSE seja inaugurado em 2013.
Além de Santana do Paraíso, também está em andamento a construção de outros dois centros socioeducativos - um em Lavras, no Sul de Minas, e outro em Unaí, na região Noroeste do Estado - ambos com 80 vagas e investimento estimado de R$11 milhões para cada um. Em Unaí, as obras já começaram e a previsão é que a unidade seja inaugurada em 2012.
Com a inauguração dos três centros socioeducativos, todas as regiões do Estado de Minas Gerais, terão uma unidade própria para internação de adolescentes autores de atos infracionais.
Com Agência Minas
Deixe um comentário