Começou nessa quarta-feira (17), o curso “Nosso negócio é música, gestão e produção cultural”, desenvolvido pelo Sebrae -MG, que tem como objetivo capacitar empreendedores culturais com viés específico para a área musical, inclusive no que tange às competências necessárias à administração da carreira de artistas, bandas e grupos.
Diferente de outros eventos similares, que se preocupam apenas com a programação artística, o primeiro Festival de Jazz de Diamantina vai muito além.
Em sua programação estão previstas outras atividades como cursos, work shops, oficinas, práticas de conjunto, percussão guitarra, violão e sopro, visando o aprimoramento e aperfeiçoamento de músicos locais e regionais.
O propósito é fornecer orientações tanto para a busca de recursos, quanto para a boa gestão, estimulando os participantes a apurarem seu olhar para as riquezas culturais à sua volta e facilitar os acessos ao instrumental técnico fundamental para que a atuação se dê de maneira eficaz e transformadora.
O curso será ministrado pela professora de Pós-Graduação em Gestão Cultural da UNA BH, e da Escola Livre de Arte, Andreia Costa. Ela também atua como consultora do SEBRAE e é sócia da empresa IMAGO Design e Eventos.
O curso destinado a 30 participantes, é gratuito, com carga horária de 32h e segue até o dia 20 de novembro, nos períodos da manhã e tarde, a partir das 8h, nas dependências do Sebrae, Praça Monsenhor Neves 59-b.
O público-alvo desta iniciativa são os empreendedores coletivos como empresas, grupos organizados, associações, ONGs, cooperativas, pontos de cultura e outros, formais e informais e que atuam no setor musical.
Na pauta, Fernando Brant e Pacífico Mascarenhas
As apresentações musicais propriamente ditas do Festival de Jazz de Diamantina acontecerão nos dias 3, 4 e 5 de março de 2016, por ocasião das comemorações do aniversário da cidade. O festival fará homenagem póstuma ao compositor Fernando Brant e ao músico Pacifico Mascarenhas.
Ambos residiram em Diamantina onde iniciaram suas carreiras artísticas.
O primeiro Festival de Jazz de Diamantina será executado pela Estação Conhecimento. A produção ficará a cargo da Nó de Rosa e contará com os apoios do Sebrae- MG, do Banco Mercantil, do Governo de Minas, da Prefeitura Municipal de Diamantina e do Ministério da Cultura.
Por Folha com SEBRAE
Deixe um comentário