O Exame Nacional do Ensino Médio acontecerá nos dias 24 e 25 outubro e faltando menos de 100 dias para a prova, a Folha seleciona dicas para os participantes terem um bom desempenho.
Não deixar para estudar na última hora e ficar atento a acontecimentos da atualidade divulgados diariamente em jornais e revistas. Essas são as principais dicas para 'mandar ' bem na prova.
Estude
Parece óbvio, mas é. Vai melhor quem se dedica para fazer a prova do que a maioria que se inscreve e aparece no dia da prova. O Enem exige dedicação.
Crie uma rotina
Pelo menos uma vez por semana, você deve se dedicar a revisar os conteúdos do Ensino Médio, que compõe o Enem. Quem deixa tudo para a última hora descobre que é tanta coisa para rever, que a falta de antecedência na preparação prejudica – e muito.
Leia jornais e revistas
Conhecimentos gerais são importantes para responder as questões e para entender o tema da redação. O Enem exige pensamento crítico e o candidato precisa ser bem informado. Incorpore esse hábito que ajuda também na forma de escrever.
Reconheça seus pontos fracos
Se matemática sempre foi sua dificuldade, não adiante jogar para baixo do tapete, pois essa disciplina pode jogar sua média para baixa e tirar a oportunidade de certificação ou bolsa de estudo. Revise os conhecimentos básicos e as principais operações.
Procure ajuda de especialistas
Cursos preparatórios fazem diferenças. A maioria tem material didático específico para o Enem e é elaborado por professores que conhecem a prova. Não basta saber o conteúdo, é preciso conhecer a dinâmica das questões.
Prepare seu emocional
Nervosismo atrapalha na hora da prova. O exame é longo, precisa ter paciência para responder as questões e muita atenção. Por isso, seu psicológico deve estar preparado para isso.
Por Folha com Paraná Educação/ colaboração estagiário Diego Rafael
Deixe um comentário