Equipe da Usp contou com a ajuda do instrumento Harps do telescópio 3p6, instalado no Chile
Um novo planeta com massa semelhante à Júpter foi descoberto por uma equipe de cientistas da Universidade de São Paulo (Usp). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (15) pelo Observatório Europeu Sul (ESO).
De acordo com um comunicado do ESO, a descoberta ocorreu graças ao instrumento Harps do telescópio 3p6 , instalado no Chile. A divulgação diz que o exoplaneta orbita a estrela HIP 11915, e sua posição nesse sistema é praticamente a mesma de Júpiter, abrindo a possibilidade de que a região em torno dessa estrela seja parecida com o Sistema Solar.
Os trabalhos foram realizados com a supervisão do professor da Usp, Jorge Melendez, que também é coautor do artigo científico que descreve os resultados.
No comunicado do ESO, Melendez diz que ainda são necessárias observações para confirmar e delimitar a descoberta, mas, de acordo com o ESO, a estrela HIP 11915 é, até agora, uma das mais promissoras candidatas a abrigar um sistema planetário semelhante à Terra.
Megan Bedell, da Universidade de Chicago e autora principal do artigo científico, conclui a divulgação da descoberta explicando que "após duas décadas de busca de exoplanetas, estamos finalmente vendo planetas gigantes gasosos de período longo semelhantes aos do nosso próprio Sistema Solar, graças à estabilidade de longo termo de instrumentos “caçadores de planetas” como o HARPS.
Esta descoberta é, em todos os aspectos, um sinal muito estimulante de que existem outros sistemas solares à espera de serem descobertos.”
Ainda de acordo com a divulgação do ESO, a busca de planetas similares à Terra é uma das maiores aventuras na pesquisa espacial. Embora já tenham sido detectadas centenas de planetas do tamanho da Terra e outros menores ou maiores, eles circulam em órbitas próximas demais de suas estrelas para que haja água líquida em sua superfície.
Por O Tempo
Deixe um comentário