Os temas desta quarta-feira (27) são a amigdalite e a otite. A médica Tatiane Ventura Gonçalves, esclarece os detalhes dessas enfermidades e dá dicas do que pode ser feito para minimizar os efeitos, e os cuidados que devem ser tomados para preveni-las.
A amigdalite é uma inflamação das amígdalas, que servem como filtros e se localizam no fundo de nossa garganta. Pode ser causada por vírus ou por bactérias. Os sintomas são dor de garganta, dor ao engolir, febre, mau hálito e, às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço.
A dor de ouvido ou otite é muito comum em crianças e, normalmente é causada por vírus ou bactérias que infectam a garganta, migram para o ouvido e se multiplicam, graças às secreções da área.
Prevenção
- Limpar as mãos com água e sabão depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e antes de tocar os olhos, boca e nariz.
- Evitar o cigarro.
- Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada (alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja, abacaxi e acerola e goiaba), ingestão de líquidos e atividade física.
- Evitar aglomerações e ambientes fechados (os ambientes devem ser mantidos sempre abertos e ventilados).
- Para bebês, a amamentação é indispensável, pois garante a proteção das crianças.
Por Folha
Deixe um comentário