As contas de consumo de energia é sempre um dos principais temores dos orçamentos familiares. Apagar a luz ao sair, deixar a geladeira sempre bem fechada, banhos rápidos, evitar ventiladores e ar condicionado sem que haja real necessidade, e até diminuir os dias de ligar o ferro elétrico, são algumas iniciativas comuns na maioria das casas onde os moradores são contra o desperdício.
Mas o que muita gente não sabe ou acaba se esquecendo por não achar tão significativo, são aqueles aparelhos que estão aparentemente desligados, mas que continuam consumindo energia. Eles possuem o modo stand by (espera, aguardo), aquela “luzinha” que nos permite deixar o equipamento continuamente na tomada, podendo ligá-lo a qualquer momento. Contudo, essa comodidade pode custar caro.
Dados da CEMIG mostram que esta energia invisível ou “fantasma”, que é consumida por aparelhos em stand by, podem aumentar a conta de luz em pelo menos 15%. Em uma residência com consumo médio de 300 kWh, os equipamentos no modo espera podem ser responsáveis pelo consumo de cerca de R$ 27 todo mês, o que representa um gasto de R$ 320 por ano.
Para aproveitar a dica de economia, procure deixar desligados os aparelhos que possuem o modo stand by, que estão normalmente em televisores, micro-ondas com mostrador digital, fax, rádio relógio, computador, DVD, videogame, entre outros.
Por Samira Cunha
Deixe um comentário