As provas da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) serão aplicadas, no próximo sábado (12), para os estudantes classificados. Cerca de 900 mil estudantes vão disputar a segunda fase.Até o dia 11 de setembro as escolas devem indicar, na página da Obmep, na internet, os professores dos alunos classificados para esta etapa. As escolas participantes já devem ter recebido o cartão de confirmação dos alunos pelos correios. Se o cartão não chegou, é preciso entrar no site da Obmep para imprimí-los.
Os estudantes terão três horas para responder a seis questões discursivas onde devem ser expostos os cálculos e o raciocínio utilizado para resolver os problemas. Dessa forma, os estudantes treinam também a habilidade da escrita. Fazem as provas alunos de turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.
Guanhães
Em Guanhães as provas discursivas estão agendadas para o dia 12 de setembro, às 14h30, na E.E. Odilon Behrens. Elas terão duração de 3h e serão aplicadas por fiscais selecionados pela Coordenação Geral da OBMEP.
Os candidatos devem comparecer com meia hora de antecedência e levar um documento original com foto. Uma dica para os estudantes se prepararem é acessar o site da Obmep e fazer as provas de edições anteriores.
Em Guanhães, ao todo, 218 alunos se classificaram para a segunda fase da prova.
O resultado será divulgado no dia 27 de novembro. Os 6.500 melhores alunos serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze. Outros 46 mil receberão menções honrosas.
Iniciada em 2005, a Obmep é uma atividade do Impa, com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação.
Por Folha com Agência Brasil e colaboração estagiário Diego Rafael
Deixe um comentário