Mais de 100 mil estudantes mineiros garantiram presença na segunda etapa da edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Eles se destacaram na primeira etapa da competição e representarão o Estado na segunda fase, que será realizada no dia 12 de setembro.
Ao todo no Brasil, classificaram-se para a segunda fase do processo, cerca de 900 mil alunos de escolas públicas de todo o país. Em Guanhães 218 alunos se classificaram.
A prova será realizada em mais de nove mil centros de aplicação organizados diretamente pelo Impa, que também cuida de todo o processo de correção nesta fase. Em Guanhães as provas discursivas estão agendadas para o dia 12 de setembro, às 14h30, na E.E. Odilon Behrens; elas terão duração de três horas e serão aplicadas por fiscais selecionados pela Coordenação Geral da OBMEP.
Os alunos classificados deverão apresentar-se, no local, portando documento original de identidade e o cartão informativo da OBMEP (enviado a todas as escolas via postal). É recomendável que o aluno se apresente no centro de aplicação com, pelo menos, trinta minutos de antecedência.
A divulgação da lista dos premiados será feita pela Coordenação Geral da OBMEP no dia 27 de novembro. Serão premiados 6.500 alunos com medalhas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze), além de menções honrosas.
Na primeira fase da Obmep, Minas Gerais foi o segundo estado brasileiro com o maior número de alunos inscritos na Obmep. Esses estudantes estão distribuídos por 4.569 escolas públicas de 850 municípios. O primeiro lugar ficou com o estado de São Paulo.
Competição
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio.
Criada em 2005, a Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.
A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Por Folha com Agência Minas
Deixe um comentário