Os municípios de Dores de Guanhães e de Ferros receberam nota zero na avaliação da Controladoria Geral da União (CGU) sobre a transparência das cidades e das unidades federativas do país. O método de avaliação se dá a partir do cumprimento das normas da Lei de Acesso à Informação.
No ranking aparecem ainda duas cidades da região. São Gonçalo do Rio Abaixo e Coluna, que obtiveram notas 4,72 e 1,94, respectivamente. No Brasil foram avaliadas ao todo 1.587 cidades.
Em Minas Gerais, Contagem foi o município que ficou em melhor posição, com nota 9,44. Seguiram-se em segundo lugar, as cidades de Monte Santo de Minas com 9,17 e em terceiro lugar a capital Belo Horizonte com nota 8,75. Das 147 cidades mineiras avaliadas 99 tiraram nota 0 e apenas nove tiraram notas acima da média (6).
Estados
Distrito Federal e os estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e São Paulo conquistaram nota 10 na Escala Brasil Transparente que, em 2015, chegou a sua segunda edição.
Nota
A nota é determinada usando dois quesitos. A regulamentação da Lei de Acesso à Informação e a efetividade dos pedidos de acesso à informação nas áreas de saúde, educação e assistência social. O primeiro item representa 25% da nota e o item seguinte 75% dividido em seus três pontos.
Por Folha com O Tempo
Deixe um comentário