Após nomeação do Papa Francisco, Dom Darci José Nicioli, é transferindo do ofício de bispo auxiliar da arquidiocese de Aparecida (SP) para Diamantina.
O religioso ganhou destaque na mídia recentemente ao orientar fiéis a vencer o mal “das jararacas” depois do discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início do mês de março.
Ele toma posse neste domingo (22), às 15h30, em cerimônia aberta ao público na Catedral Metropolitana de Diamantina, assumindo o posto deixado por Dom João Bosco que se aposenta aos 75 anos. O novo arcebispo vai comandar 34 paróquias incluindo o Serro.
“Vejam vocês como Deus é bom: saí de Minas Gerais para ser missionário, com apenas 14 anos de idade e, agora, tenho a graça de retornar como bispo-missionário às queridas terras mineiras... No coração brota espontaneamente uma prece: Deo gratias!”, comenta o novo arcebispo em carta destinada à comunidade católica de Diamantina, divulgada no site da Arquidiocese.
Dom Darci é mineiro, de Jacutinga(MG) e tem 57 anos. Foi ordenado sacerdote em 1986 e bispo, no dia 3 de fevereiro de 2013. No período de 2009 a 2013 exerceu função de superior e reitor do Santuário Nacional de Aparecida e vigário geral da província Redentorista de São Paulo (2013-2014).
É mestre em Teologia pelo Pontifício Ateneo St. Anselmo de Roma. Tem como lema episcopal “Que a tua luz brilhe”.Durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, em abril de 2015, foi nomeado presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação para o quadriênio (2015-2019).
Por Folha com Ascom Serro
Deixe um comentário