O Disque Denúncia é um instrumento destinado a toda a sociedade para se valer do direito à segurança e a paz. É um serviço de utilidade pública, que pode ser acionado de qualquer aparelho telefônico, fixo ou celular, basta teclar os números "1", "8" e "1".
De acordo com a PM, a população guanhanense também pode e deve utilizar do serviço, que tem como objetivo, estabelecer um canal de comunicação direto, sigiloso e gratuito com a população.
O foco do 181 é atender denúncias anônimas que resultem em investigação. Para situações de emergência, a população deve continuar utilizando o 190 da Polícia Militar e 193 do Corpo de Bombeiros.
O serviço reúne, em uma só central de atendimento, a recepção de chamadas telefônicas com denúncias de crimes dirigidos à Polícia Militar, Polícia Civil e ao Corpo de Bombeiros Militar.
A central unificada é formada por profissionais treinados e capacitados e atende 24 horas.
Cada denúncia registrada é encaminhada para uma equipe de analistas composta por integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Brigada Militar. A partir daí, a denúncia é analisada e classificada de acordo com a unidade operacional das três corporações, que adotarão as providências para resolver o caso.
As ligações feitas para o 181 são criptografadas, ou seja, não identificam o número do telefone de onde a chamada está sendo feita. Esse mecanismo garante o sigilo absoluto do denunciante, que também não precisa se identificar.
No ato da denúncia, a pessoa recebe uma senha, por meio da qual pode acompanhar as informações sobre os resultados das investigações, disponibilizadas ao denunciante na própria central de atendimento.
O serviço deve ser acionado principalmente se o denunciante souber de informações sobre tráfico de drogas (traficantes, pontos de tráfico, porte de drogas), porte ilegal de armas, crimes, violência doméstica, se ele estiver sendo ameaçados, abuso e exploração sexual de crianças ou mesmo se souber de ações irregulares de Policiais Militares.
Por Folha com ASCOM PM
Deixe um comentário