A celebração da Semana Santa em Diamantina e a tradição dos tapetes são reconhecidas heranças do legado cultural dos Portugueses, que a cada ano dão novos contornos, vida e cores ao centro histórico da cidade.
Neste ano, valorizando e trazendo um novo olhar para patrimônio da cidade, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio traz como tema os belos vitrais franceses da Basílica do Sagrado Coração de Jesus.
Na temática dos vitrais, quinze são dedicados aos mistérios do rosário e um à aparição do Sagrado Coração de Jesus à Santa Maria Alacoque. A janela de rosácea do frontispício mostra, no seu centro, o Coração de Jesus. E, em cada um dos doze raios que saem desse centro, está a figura de cada um dos doze apóstolos.
Confeccionados pelas mãos da comunidade, destacando o Tiro de Guerra e de visitantes, serragem, areia e acessórios utilizados, se transformam em um monumental tapete, que traduz em muito as expressões de fé, os costumes e a originalidade do diamantinense.
A confecção dos tapetes na cidade será realizada na noite do Sábado de Aleluia a partir da meia noite, em frente à Catedral. Os interessados devem ir com tênis, roupa leve e confortável.
Por Ascom Diamantina/Edição Folha
Deixe um comentário