Artigos de decoração, bijuterias, artesanatos, roupas, artigos de cama, colchas de retalho, enfeites para casa, presentes de natal, calçados, bolsas, bolos, biscoitos, produtos das comunidades tradicionais e muito mais. Estes são apenas alguns dos produtos expostos nas Feiras Regionais da Economia Popular Solidária (EPS). Ao todo serão 11 feiras em diversas regiões do estado, e a cidade de Diamantina será uma das sedes do projeto.
As feiras são organizadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Fórum Mineiro da Economia Popular Solidária, Conselho Estadual de Economia Popular Solidária e prefeituras.
O principal objetivo é divulgar, fortalecer e incentivar a comercialização dos produtos e serviços oferecidos pelos programas e projetos da política da Economia Popular Solidária do Estado, buscando a promoção do consumo consciente e sustentável. Além de promover a comercialização direta dos produtos, a feira é espaço de promoção de negócios, fomento, formação e informação, visando à sustentabilidade dos empreendimentos.
As feiras acontecem nos meses de abril a junho, e durante dois dias. Em Diamantina, o evento vai acontecer nos dias 13 e 14 de maio, na Praça do Mercado.
Além da oportunidade de adquirir produtos da economia solidária, o público poderá apreciar manifestações culturais locais e ainda participar de capacitações.
Cada feira terá 30 barracas para comercialização dos produtos, uma tenda para alimentação e espaço institucional da Sedese. A estrutura das feiras conta ainda com palco, sonorização de ambiente, iluminação, segurança particular, banheiros químicos e limpeza diária.
Serão realizadas 10 feiras regionais e uma estadual, sendo a última em Belo Horizonte, fechando o ciclo, com 60 barracas e a presença de cerca de 70 empreendimentos da Região Metropolitana e outros 50 do interior do estado.
Por Folha com Agência Minas
Deixe um comentário