O Dia das Crianças, comemorado na próxima segunda-feira (12), está se aproximando e mesmo com a crise e os preços mais altos, os pais não deixam de satisfazer os desejos de seus filhos.
Para a dona de casa, Helena Reis, os preços estão mais do que salgados, porém, é inevitável não comprar um bom presente: “Alice foi quem pediu roupas e sapatos. Já até comprei seus presentes e ainda fiquei satisfeita com a escolha dela, uma vez que ela estava mesmo precisando”, afirmou a mãe.
O mecânico Carlos Jefferson Dias e sua esposa Rosinei Rocha Dias, também deixaram que a filha Ana Julia optasse pela escolha do presente e, mesmo com os preços, não hesitaram em comprar. “Vamos dar uma boneca que ela mesma escolheu, os preços estão altos, porém não vamos deixar de presenteá-la com o que ela quer”, disseram.
A Folha FM foi também procurou alguns estabelecimentos comerciais que vendem artigos infantis, para saber como está o movimento para a data, neste ano.
A proprietária de uma loja de roupas e brinquedos infantis, situada aqui no centro de Guanhães, afirmou que mesmo com a crise, as vendas estão “de vento em popa”: “os pais em momento nenhum pensam em levar o mais barato, é sempre o que as crianças escolhem. A procura está tão grande, que nossa expectativa é que o fluxo de vendas aumente ainda mais durante o final de semana,” relatou.
Já a proprietária de outra loja de brinquedos, notou uma diminuição das vendas, se comparadas ao ano passado: “A maioria dos pais estão a procura de presentes mais em conta. Quanto ao movimento, ainda tenho expectativas que aumente até sábado uma vez que muita gente deixa as compras para a última hora,” concluiu.
A Origem do Dia Das Crianças
O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.
A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.
Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.
Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela.
Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.
Por Folha com colaboração estagiária Stela Natalie
Deixe um comentário