Na rua existem várias opções de comida, mas muitas vezes sem condições de higiene adequadas. É preciso prestar atenção para evitar riscos à saúde, conforme explica a coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime.
"Primeira observação são as condições de higiene do estabelecimento ou do vendedor ambulante aonde vai se adquirir esses alimentos. Se é um alimento ele precisa estar refrigerado, muitas vezes ele precisa está coberto e protegido para que não tenha presença de insetos, observar todo esse cuidado higiênico com os alimentos, observar se o vendedor ele também tem proteção corporal, se a mão está higienizada se os utensílios onde os alimentos vão ser servidos estão limpos”, orientou.
A coordenadora explica ainda que alimentos que ficam expostos ao sol são os mais perigosos para saúde. "Procure alimentos que sejam alimentos mais frescos que não dependam tanto de refrigeração. A base de carnes, frutos do mar que fica exposto ao sol o risco de contaminação é muito grande, de uma intoxicação alimentar. Observar sorvetes, picolés, se essa empresa é credenciada se tem autorização para venda desses alimentos pela vigilância local."
A coordenadora orienta que no caso de intoxicação alimentar, a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima para fazer acompanhamento médico.
Com Agência do Rádio
Deixe um comentário