Organizada pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e direcionada aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu na sexta-feira (10), oficinas para trabalhar as questões de saúde e bons hábitos alimentares de vida, onde os servidores foram orientados a cuidar da própria saúde e, assim, ser exemplo para as pessoas à sua volta.
A oficina faz parte de um programa do governo do Estado que visa a transformar todos os servidores do município em “agentes promotores de saúde”.
Nessa etapa foram abordados quatro aspectos da saúde: nutrição, psicologia, fisioterapia e exercícios físicos.
Uma das palestrantes foi a nutricionista Helen Cristina Soares, que chamou a atenção para a importância da avaliação dos alimentos através dos rótulos.
A psicóloga Katia Suely Pinho de Queiros também participou da oficina, e falou sobre os aspectos psicológicos da aceitação da dieta e a força de vontade na busca pela alimentação saudável.
Outra especialista que participou foi a fisioterapeuta Izabella Guedes Coelho, que falou sobre questões de ergonomia, mostrando a importância de adaptação do ambiente às necessidades do nosso corpo, de modo a evitar doenças futuras. A educadora física Fernanda Raquel Silva apresentou uma pirâmide mostrando a correta frequência em que os exercícios físicos devem ser praticados.
Conforme Priscila Santos Queiroz, coordenadora de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Sabinópolis, a expectativa é que os servidores assimilem o que foi ensinado, adotem novas práticas benéficas à saúde e se tornem exemplos para os pacientes com quem lidam todos os dias.
“Esses encontros são excelentes espaços para compartilharmos informações e tirarmos dúvidas sobre os diversos temas relacionados aos cuidados diários que devem ser tomados no nosso dia a dia. Acredito que, com o tempo, o bem estar dos servidores contagiará a população na busca de uma saúde melhor”, conclui Priscila.
Por ASCOM Sabinópolis
Fotos: ASCOM
Deixe um comentário