A situação está cada vez mais grave em Guanhães por conta da falta das chuvas e o baixo nível dos reservatórios e, de acordo com o comunicado divulgado pela assessoria de comunicação do SAAE, a autarquia tem trabalhado intensamente nos últimos dias para manter o abastecimento normalizado nas casas, mas, apesar disso, a falta de água já atinge toda cidade.
Devido à crise hídrica, houve um momento de dúvidas com relação ao acontecimento do evento em comemoração ao Aniversário da cidade, mas, após os governantes se reunirem com o SAAE na tarde de quarta-feira (14), foi decidido que o evento permanece nos dias 29, 30, 31 de outubro e 1º de novembro.
O Secretário da Cultura, Adriano Oliveira, esteve ao vivo no Jornal da Folha nessa quinta (15), respondendo às dúvidas e questionamentos feitos pela população, sobre o assunto.
De acordo com o secretário, o evento não vai interferir na situação da água, uma vez que a maioria das pessoas que comparecem na festa, é de cidades próximas, e não se hospeda aqui. Além disso, ainda segundo Adriano, providências já estão sendo tomadas para suprir o abastecimento do público que venha a se hospedar no município.
Portanto, o jeito é contar com a colaboração de toda a população na economia de água, e torcer para que as chuvas finalmente cheguem até as terras guanhanenses.
A estagiária da Folha FM, Stela Natalie, foi às ruas da cidade, ver o que a população tem feito para economizar água.
Bernadete, do bairro Milô, está economizando ao máximo, ela conta que tem evitado o gasto com coisas desnecessárias, como lavar o seu terreiro, e lavar roupas mais de uma vez por semana. A cidadã pede a população que também ajude a economizar: “Que as pessoas tenham um pouco mais de consciência, porque enquanto alguns jogam água fora e desperdiçam, outros não tem água nem para tomar banho. Que todos possam se conscientizar e não desperdiçar água”, afirma.
O morador do Centro, Paulo Roberto, também está tomando algumas medidas para evitar o desperdício, como lavar o passeio ou seu veículo, “A nossa economia ajuda na manutenção de água no município” articula o cidadão.
Já a Rosângela, residente no bairro Amazonas, reutiliza a água que lavou a sua roupa para lavar a área de sua casa, e também pede à população que se conscientize, e evite o desperdício.
Por Folha
Deixe um comentário