Há mais de dois anos, os moradores de Coroaci, passam diante da estrutura onde deveria funcionar uma unidade do Farmácia de Minas e encontram as portas fechadas, apesar de a obra estar pronta.
Um funcionário da saúde do município relata que a situação se deve à falta de equipamentos e materiais que deveriam ser repassados pelo governo do Estado. Isso no momento em que a gestão estadual foi proibida pela Justiça de mandar pintar as farmácias de vermelho a um custo R$ 3,4 milhões.
Com medo de sofrer algum tipo de perseguição, o servidor pediu para ter sua identidade preservada, mas atribuiu o atraso a questões políticas. “O problema está nas licitações para a compra desses equipamentos, mas não sei como anda esse processo licitatório, se é falta de dinheiro ou se teve algum problema”. De acordo com ele, os equipamentos que deveriam ser entregues são mesas, cadeiras, armários e computadores.
Já o governo do Estado atribui o problema à administração tucana. “No fim de 2014, a gestão anterior entregou o Programa Farmácia de Minas com pelo menos 220 obras não iniciadas por falta de repasse de recurso ou insuficiência do recurso repassado. Além disso, a atual gestão da SES-MG recebeu o almoxarifado com o estoque zerado da maioria dos itens, que são essenciais para o funcionamento das farmácias, não sendo possível a doação aos municípios”. A situação fez com que as prefeituras recebessem autorização para abrir as farmácias usando mobiliário do próprio município.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a licitação para a compra dos equipamentos já está em andamento. A expectativa é que o material da cidade de Coroaci seja entregue até junho.
Na região, outras duas cidades passam por situações semelhantes. Em Conselheiro Pena, a previsão de entrega do mobiliário é para a segunda quinzena de março, pois já existe um processo de doação em andamento. Já a Prefeitura de São João do Manteninha preferiu não esperar e optou por abrir a farmácia com o próprio mobiliário. Agora, aguarda que a Secretaria de Saúde envie o material para substituir os que estão sendo usados.
Por Folha com O Tempo/ Foto: Coroaci
Deixe um comentário