Com o início da quaresma muitos fiéis deixam de comer carne, principalmente a carne vermelha, sendo o peixe o prato principal em muitas casas, o que faz com que o consumo do produto aumente neste período. No país, a venda deve ter ajuste de 15% nos próximos dias, e com o aumento do consumo, o valor também deve subir cerca de 10%.
Em Guanhães, as vendas estão superaquecidas, de acordo com informações de dois supermercados e uma peixaria da cidade, mas ainda não chegou o momento da maior procura.
Segundo o funcionário de um supermercado pesquisado pela reportagem da Folha, a saída dos peixes já está grande, mas deve ficar ainda maior a partir do dia 15 de março, dias que antecedem a sexta-feira da paixão. Nos outros dois locais pesquisados não está sendo diferente.
Já com relação aos preços do pescado em Guanhães, não houve um aumento significativo, segundo as informações fornecidas pelos estabelecimentos. “Dos peixes que já tínhamos aqui, apenas o filé de peixe salgado teve um aumento, mas quase desconsiderável. O que aconteceu foi que chegaram novos produtos com um preço maior”, conta o funcionário de um dos supermercados.
O bacalhau é uma das espécies que tem mais saída, e os preços dele podem variar entre R$ 38,90 e R$ 99,90 o Kg, dependendo do produto.
Além do bacalhau, o filé de tilápia, panga, surubim, filé de merluza e piramutaba também estão sendo muito procurados pelos consumidores.
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Ibedec), o consumidor deve procurar o produto em locais confiáveis, prestar a atenção nas condições de higiene e ler as informações da embalagem com atenção para checar a validade.
Por Folha com informações G1
Deixe um comentário