Dia Internacional da Cerveja é comemorado toda primeira sexta-feira de agosto
Mais de 50 países comemoraram nesta sexta-feira (7), o Dia Internacional da Cerveja. A data móvel - cai sempre na primeira sexta-feira de agosto - foi criada em 2007 na cidade de Santa Cruz, na Califórnia.
No Brasil, a bebida vem ganhando uma variedade cada vez maior de sabores, aromas e texturas. E cresce também a tendência de harmonizar a bebida com comida, assim como se faz com o vinho.
Antes de colocá-la para gelar, conheça alguns mitos e verdades que envolvem a cervejinha.
Cerveja não deve ser servida "estupidamente gelada. Verdade!
Quando está extremamente gelada, ela anestesia as papilas gustativas da língua, perdendo um pouco a sensibilidade na hora de degustá-la.
Para gelar mais rápido, a cerveja deve ser colocada deitada na geladeira. Mito!
A melhor posição é em pé. Ela deve ser resfriada gradualmente, logo, só deve ser colocada no freezer pouco antes de servi-la.
Chope e cerveja são a mesma coisa. Verdade!
A única diferença entre elas é a que a cerveja é pasteurizada (recebe um tratamento térmico para aumentar o prazo de validade). Além disso, o chope é mais calórico.
Cerveja é uma bebida de baixa caloria. Verdade!
Se comparada com outras bebidas, como o vinho e até o suco de laranja, a cerveja pode ser considerada uma bebida de baixa caloria. Uma taça de cerveja tem em média 120 calorias, já a mesma quantidade de vinho 240 calorias.
Cerveja não pode incluir-se um estilo de vida equilibrado. Mito!
Assim como o vinho, a cerveja é feita de ingredientes naturais, como a cevada, que dá origem ao malte.
Propósitos
O Dia Internacional da Cerveja foi criado com o propósito de estar com os amigos para saboreá-la, celebrar aqueles que fabricam e os que servem a cerveja e por fim, ter o sentido de união mundial com outros comemoradores, com cervejas de todas as nações e culturas.
Por Folha com Agências e colaboração estagiário Diego Rafael
Deixe um comentário