A incidência de raios vai aumentar muito no verão. A imagem que encanta também assombra. Saiba como se prevenir em casos de tempestade.
Uma imagem que encanta e também assombra. Na última década, 1.321 brasileiros morreram vítimas de raios. O Brasil é o país com a maior incidência de raios no mundo. São 50 milhões por ano. E eles caem, sim, duas ou mais vezes no mesmo lugar. O alerta é do especialista do grupo de eletricidade atmosférica do INPE, Osmar Pinto Jr.
Então como se prevenir? Nas férias, campos de futebol e quadras estão cheios. O perigo é enorme. Evite áreas descampadas. Se não tiver escapatória, o ideal é ficar no chão, com as mãos na nuca e os pés juntos.
Está na praia? Ao primeiro sinal de chuva, saia da água. Ela é condutora de eletricidade. Isso serve também para quem estiver em barcos e piscinas.
Na rua, o ideal é se abrigar dentro do carro, mas nunca embaixo de uma árvore.
Nos últimos dez anos, 20% das mortes por raio no Brasil aconteceram dentro de casa. Para se proteger é preciso alguns cuidados. Por exemplo, a orientação para o telefone é evitar o com fio porque ele é condutor de energia. O ideal é usar o sem fio. O mesmo serve para o celular. Problema nenhum em usá-lo, desde que não esteja na tomada carregando.
Os eletroeletrônicos devem estar fora da tomada para evitar que queimem e banho só depois da tempestade.
Osmar fala sobre os mitos. “Espelhos não atraem raios. É um mito antigo no Brasil, que vem do Brasil colonial. Usar objetos metálicos pequenos, como a faca, uma tesoura isso é mito. Isso não atrai o raio”, finaliza.
Por Hoje em Dia / Edição Folha
Deixe um comentário